Fechar
GP1

Piauí

Fundação Valter Alencar investigada pela PF foi alvo de várias denúncias de corrupção eleitoral

"Quero esclarecer que estamos tranquilos quanto a isso. Se há uma denúncia é papel da policia investigar. Inclusive, vamos auxiliar no que for necessário", disse Henrique Rebelo"

A Fundação Valter Alencar foi alvo na manhã de hoje de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal. A investigação é referente a um suposto crime eleitoral, com a oferta de bolsa de estudos, atendimento médico e odontológico.

A Fundação Valter Alencar é umbilicalmente ligada a TV Clube e foi instituída em 1992 para guardar todo o acervo histórico da TV Clube, afiliada a Rede Globo, além da realização de seminários, cursos de capacitação e distribuição de bolsas de estudo. Leva o nome do Fundador da TV Clube e é ligada aos proprietários da Televisão.

A Fundação atua em diversos municípios e já foi alvo de inúmeras denúncias de corrupção eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral arquivou, em 22 de maio de 2012, inquérito instaurado para apurar a suposta prática de utilização da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Piauí e da Fundação Valter Alencar nas eleições de 2010, pelo então candidato Henrique Rebêlo, que teriam fornecido serviço médico, odontológico e entregado medicamentos a eleitores do município de Nazária/PI, em troca de votos, ainda se alegou que o candidato teria pago integralmente a conta de energia elétrica do Povoado Santo Antônio. O suposto ilícito teria ocorrido no Conjunto Santa Cecília, Povoado Caititus, Povoado Altamira, Povoado Olga Benário, Povoado Bananeiras, Povoado Passagem de Santo Antônio (antigo Sem-terra) e Povoado Lagoa da Cruz, todos situados em Nazária.

Henrique Rebelo diz que vai colaborar com a PF

O GP1 entrou em contato com o secretário de Justiça Henrique Rebelo (PT), que é fundador e mantenedor da Fundação Valter Alencar. Rebelo disse à nossa reportagem que a Instituição está de portas abertas para investigação da PF, já que esse é o papel da polícia.

Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Justiça Henrique Rebelo proibe menores de visitar pais presos(Imagem:José Maria Barros)Secretário de Justiça Henrique Rebelo (PT)

O secretário disse que fundou a Instituição em 1992, a qual ele mantém com recursos próprios. “Eu não tenho convênio federal, estadual ou municipal. Eu nunca sofri ações públicas, privada, eleitoral, administrativa ou pessoal. Eu criei a Fundação em 1992 e a mantenho com meus próprios recursos. Ao longo dessas duas décadas ajudamos a formar centenas de piauienses. Temos convênios com mais de 300 escolas e isso é o que temos feito. Sempre ajudamos e demos suporte à população do nosso Estado”.

“Quero esclarecer que estamos tranquilos quanto a isso. Se há uma denúncia é papel da policia investigar. Inclusive, vamos auxiliar no que for necessário. A Fundação Valter Alencar está de portas abertas para ajudar no que for preciso. Estamos tranquilos, pois não temos nada, mas nada mesmo a esconder e repito, estamos prontos para colaborar no que for preciso”, assegurou Henrique Rebelo.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.