Fechar
GP1

Piauí

Soja e algodão têm melhores desempenhos na safra agrícola do Piauí de 2012

Culturas cresceram no Piauí, principalmente nos Cerrados.

Imagem: Thiago AmaralClique para ampliarColheita de algodão nos cerrados (Imagem:Thiago Amaral)Colheita de algodão nos cerrados
Soja e algodão foram as duas culturas que apresentaram melhor desempenho na safra agrícola do Piauí de 2012, com crescimento de 10,4% e 10,1%, respectivamente. Cultura tradicionais como feijão e arroz sofreram queda, pela ordem, de 57,1% e 49,1%.

No Nordeste, a produção de soja apresentou um recuo de 2,5%. A queda mais significativa, de 9,3%, aconteceu na Bahia, o terceiro maior produtor da região. Já a produção de algodão caiu 20,9% no Nordeste, sendo 23% na Bahia. Em outros estados, como Ceará e Rio Grande do Norte, as perdas na cultura ultrapassam os 90%.

Os números são do 12º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, produzido por técnicos da representação estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram divulgados esta semana. Os Cerrados concentram a maior produção de grãos do Estado.

A soja permanece como o carro-chefe da agricultura piauiense. Este ano, foram colhidas 1.263,1 milhão de toneladas do produto nas serras do Sul do Piauí, contra 1.144,3 milhão da safra do ano passado. Além do crescimento de 10,4 na produção, houve um aumento de 15,9% na área plantada, que passou de 383,6 mil para 444,6 mil hectares.

O algodão, outro destaque da atual safra, rendeu 74,1 mil toneladas, contra 67,3 mil toneladas do ano passado. A área plantada passou de 17,8 mil para 21,3 mil hectares, apresentando uma variação positiva de 19,7%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.