Fechar
GP1

Piauí

Governo resolve problemas de abastecimento de milho

Durante reunião em Brasília, o ministro acatou a proposta do governador para viabilizar a aquisição de milho produzido no Cerrado piauiense.

Imagem: Antônio AraújoClique para ampliarAudiência com o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (Imagem:Antônio Araújo)Audiência com o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho
O governador Wilson Martins reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (5), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, para tratar sobre o fornecimento de milho para consumo animal a criadores de cidades que passam por estiagem no Piauí. O ministro acatou a proposta do governador para viabilizar a aquisição de milho produzido no Cerrado piauiense com este fim. A estimativa é de que os criadores precisem de 50 mil toneladas até dezembro.

"Essa medida é para resolver de vez essas dificuldades que estamos enfrentando. No Cerrado temos produção suficiente para atender essa demanda. Enquanto operacionalizamos esse convênio, o ministro nos garantiu empenho para solucionar as dificuldades de transporte do milho que vem de Goiás", relatou o governador Wilson Martins.

A reunião contou com a presença do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, bem como seus diretores. O superintendente da Conab no Piauí, Alysson Pego, acompanhou Wilson Martins durante o encontro.

O milho é vendido pela Conab a preços subsidiados, uma forma que o Governo encontrou para amenizar a situação dos criadores da área da seca, onde faltam água e comida para os animais. Mas, desde o mês de junho, o produto para venda a preços mais baixos está em falta.

O Governo está enfrentando dificuldades na parte logística da distribuição, principalmente em relação à contratação de frete na região produtora, e os armazéns da Conab no Piauí já não possuem mais o produto por conta da demora no transporte. Atualmente, o milho que encaminhado para o Nordeste vem da região Centro-Oeste do país.

Com a proposta do governador, a compra feita diretamente nos Cerrados piauienses deve complementar os estoques para a venda subsidiada, além de diminuir os custos e o tempo de espera dos criadores. Técnicos do Governo do Piauí, do MAPA e da Conab irão operacionalizar os tramites burocráticos para a assinatura e efetivação da medida.

A Conab possui armazéns nas cidades de Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano, mas a venda foi suspensa por falta do produto, que estava sendo vendido aproximadamente a R$ 20,00 a saca para os criadores dos municípios em estado de emergência por causa da seca.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.