Fechar
GP1

Piauí

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária auxiliam no combate à febre aftosa no Rio Grande do Norte

O objetivo do Inquérito é constatar se não há ocorrência do vírus da aftosa nos rebanhos.

O Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), com o intuito de contribuir para a erradicação da febre aftosa em todo o Nordeste, enviou quatro médicos veterinários para orientar e facilitar a execução das etapas do Inquérito Soroepidemiológico no Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo do Inquérito é constatar se não há ocorrência do vírus da aftosa nos rebanhos.

“Hoje, o Estado do Piauí é referência no trabalho de erradicação e prevenção da febre aftosa e, durante as etapas do Inquérito, também se destacou pela qualidade e o tempo hábil de execução”, explica o diretor técnico da Adapi, Raimundo José Mendes.

Os veterinários Benedito Barbosa, Dário Magalhães, João Fernando Neiva e Jéferson Império estiveram no Rio Grande do Norte, entre os dias 9 e 23 de dezembro de 2012, para contribuir com a execução do Inquérito, que é realizado por etapas, entre elas, o recolhimento de amostras para a análise sorológica e, posteriormente, a inclusão, nos rebanhos, de animais que ainda não foram vacinados, para averiguar a não transmissão do vírus. O Piauí já está na última etapa.

O procedimento de constatação faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. A expectativa é que o Piauí seja classificado nacionalmente pelo Mapa como Zona Livre de Febre Aftosa, o que está previsto para acontecer até abril deste ano. Em todo o território piauiense está sendo realizada a vacinação dos rebanhos e, entre 1° e 15 de fevereiro, os criadores terão que realizar a certificação dos animais.

“Estamos otimistas quanto ao resultado dos procedimentos, já que temos nos empenhado para a erradicação da febre aftosa em todo Estado. Os criadores entenderam que a vacinação não é um prejuízo, mas um investimento. Continuaremos realizando essa vigilância ativa e a capacitação técnica dos profissionais, para sempre executar um bom trabalho”, finaliza o diretor Raimundo José.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.