Fechar
GP1

Piauí

Shopping da Cidade comemora o Dia de Reis com apresentações em Teresina

As comemorações contam com a presença do grupo Três Contigo, que anima o espaço com um repertório variado, que inclui o forró, xote, baião e outros ritmos tradicionais nordestinos.

No próximo domingo, é festejado o Dia de Reis. E para lembrar a data, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, promove uma grande festa no Shopping da Cidade com música e apresentações a partir das 9h.

As comemorações contam com a presença do grupo Três Contigo, que anima o espaço com um repertório variado, que inclui o forró, xote, baião e outros ritmos tradicionais nordestinos. Além disso, a festa conta ainda com a participação do Reisado e Bumba Meu Boi Estrela, da comunidade Boquinha, um dos mais tradicionais grupos de manifestação folclórica do Piauí.

Imagem: DivulgaçãoFesta do reisado(Imagem:Divulgação)Festa do reisado

Reisado


O reisado, que tem origem portuguesa e data do século XVIII, constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirindo formas singulares de acordo com os costumes de cada região e a identidade cultural do lugar sem deixar de preservar o enredo principal do auto natalino que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus, interpretada por grupos que se fantasiam e saem de porta em porta anunciando a chegada do Messias tocando e cantando músicas folclóricas em troca de comida e bebida.

Imagem: DivulgaçãoFesta do reisado(Imagem:Divulgação)Festa do reisado

As principais figuras do Reisado são: os três reis magos, a cigana, os caretas, a burrinha, a ema e o Jaguará. De acordo com a tradição o reisado sai às ruas a partir do dia 25 de dezembro para louvar o nascimento do Santo Rei e termina no dia 6 de janeiro.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1  
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.