Fechar
GP1

Piauí

Defensoria Pública do Estado faz parceria com a Justiça Eleitoral para recadastramento biométrico

O recadastramento na DPE acontecerá no período de 18 a 30 do próximo mês de novembro.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai contar com a instalação de um posto para recadastramento biométrico, no período de 18 a 30 do próximo mês de novembro. O posto funcionará das 8h às 17h, na ante-sala do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, que fica localizado no Núcleo Central da Defensoria Pública, na Rua Nogueira Tapety 138, Bairro dos Noivos.

O posto, que será coordenado pelo servidor do Tribunal Regional Eleitoral, Waldeck Morais, se destinará ao recadastramento de defensores públicos, servidores, estagiários e assistidos pela Instituição, além de seus familiares, mas será aberto a todas as pessoas que tenham interesse e precisem atualizar seus dados junto ao TRE.

Segundo o subdefensor público geral, Francisco de Jesus Barbosa, "esse é um importante serviço que está sendo oferecido à população, voltado para 2014, e que dará mais segurança ao processo eleitoral nesse referido ano. Com o recadastramento, que é obrigatório, o TRE está dando oportunidade aos eleitores para que atualizem seus dados sem burocracia e a Defensoria Pública não poderia deixar de colaborar com essa importante iniciativa", disse.

A defensora pública geral, Norma Lavenère, diz que “sendo a Defensoria Pública a principal Instituição a patrocinar e garantir o acesso à justiça e à cidadania, não poderia se furtar a buscar esta parceria e oferecer este serviço aos cidadãos”.

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deverá comparecer ao Núcleo Central da Defensoria Pública no período indicado, portando o original e a cópia dos seguintes documentos: título de eleitor e carteira de identidade. Também é necessário apresentar original e cópia de comprovante de residência.

O recadastramento biométrico dura em torno de 10 minutos e é obrigatório. O eleitor que não realizar o procedimento até março de 2014 terá o título cancelado. Com esse procedimento será possível a identificação do eleitor por meio de suas impressões digitais no dia da eleição, reduzindo consideravelmente o tempo da votação. Esse sistema de identificação confere mais segurança aos pleitos, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.