Fechar
GP1

Piauí

Dados revelam que o Piauí é o Estado mais seguro do Nordeste

Segundo informações preliminares do SINESPJC, o Piauí é um dos sete Estados mais seguros do país.

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí teve acesso às informações preliminares constantes do Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal, banco de dados que fornece informações ao Ministério da Justiça, referentes ao ano de 2012. Neste banco de dados, o Piauí continua sendo o Estado mais seguro do Nordeste e um dos mais seguros do País.

Segundo informações preliminares do SINESPJC, o Piauí é um dos sete Estados mais seguros do país e, nos últimos anos, investiu na coleta de dados sobre a violência, aumentando em 42,08 por cento a cobertura de seus dados estatísticos.

De acordo com a Delegacia Geral de Polícia Civil, os dados sobre os crimes no Piauí alcançam todos os 224 municípios, perfazendo mais de 97 por cento de cobertura efetiva, o que acaba finalmente com a subnotificação das práticas criminosas.

A subnotificação é um termo técnico específico da análise criminal onde os Estados deixam de tomar conhecimento dos crimes ocorridos em suas circunscrições ou deixam de comunicá-los aos órgãos competentes, fato que impede a tomada de políticas públicas eficientes ao controle da criminalidade.

Provamos a fidelidade de nossas Estatísticas, diz Delegado Geral. Número de homicídios cresceu menos de quatro por cento em 2012

Segundo o Delegado Geral, James Guerra, o Piauí assumiu como compromisso de gestão de profissionalizar e ser cada vez mais fidedigno em suas estatísticas. Para tanto, a Unidade de Polícia Judiciária da Polícia Civil do Piauí, por determinação do Secretário de Segurança, passou a cobrar de cada unidade policial o envio periódico de dados estatísticos.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Delegado James Guerra(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Delegado James Guerra

O Piauí provou a fidelidade de suas estatísticas quando os dados referentes ao SINESJPC foram confrontados às mortes notificadas pelo Ministério da Saúde. “Em 2011, o Mapa da Violência, alimentado pelo banco de dados do Ministério da Saúde apontou que o Piauí teve 461 homicídios, e agora o SINESJC demonstra que o Piauí apresentou 479 homicídios em 2012. Atacamos a subnotificação e provamos a fidelidade de nossas estatísticas, o número de homicídios aumentou menos de quatro por cento em 2012, mesmo quando confrontados os bancos de dados de Ministérios diferentes”, explica o Delegado Geral.

Imagem: ReproduçãoDados(Imagem:Reprodução)Dados

Ainda de acordo com o Delegado Geral de Polícia Civil, os dados referentes a homicídios levantados pelo Ministério da Saúde, concernentes ao ano de 2012, ainda não foram disponibilizados pelo DataSUS, mas a Polícia Civil espera que não haja grande incremento no quantitativo desse tipo de crime em relação aos dados do Piauí. Tão logo sejam apresentados à Instituição, eles serão divulgados.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.