Fechar
GP1

Piauí

Estação de Tratamento de Água da Santa Maria da Codipi começa a ser construída ainda este ano

A construção da ETA será realizada com recursos próprios do Tesouro Estadual, através de um termo de cooperação técnica firmado entre o Idepi e a Agespisa

O Governo do Estado planeja iniciar ainda este ano a construção da estação de tratamento de água do bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.

A empreitada faz parte dos investimentos de R$ 50 milhões no sistema de abastecimento d"água e saneamento básico na capital, anunciados pelo governador Wilson Martins (PSB) este mês. A obra será conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí e, quando finalizada, beneficiará cerca de 100 mil moradores da Grande Codipi.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Wilson Martins(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Wilson Martins

A construção da ETA será realizada com recursos próprios do Tesouro Estadual, através de um termo de cooperação técnica firmado entre o Idepi e a Agespisa. Além da Codipi, a nova estação de tratamento também fornecerá água para diversos outros bairros da zona Norte e Leste da capital, como Nova Teresina, Pedra Mole, Anita Ferraz, Residencial HBB, Cidade Jardim, Tabajaras, dentre outros.

Elizeu Aguiar, presidente do Idepi, explica que a intenção do governo é construir, além da ETA, uma adutora. "Será um sistema de captação de água do Rio Parnaíba, um sistema de tratamento da água e uma adutora ligando a um reservatório já existente. Vai resolver em definitivo o problema de abastecimento de água na região da Santa Maria", detalha o gestor.

Câmara apontou necessidade de obra para a zona Leste

Antes de o Governo do Estado anunciar a obra, a demanda dos moradores do extremo Norte de Teresina já havia chegado à Câmara Municipal. Por solicitação do vereador Antônio Aguiar (PROS), a Casa realizou uma audiência pública com os moradores da Santa Maria da Codipi e de bairros adjacentes, ocasião em que eles relataram as constantes interrupções no fornecimento d"água em suas residências. O problema, que se agrava nos meses de B-R-O bró, ocorre porque a região ainda é abastecida por poços.

Diante desta grave constatação, um dos encaminhamentos da audiência pública foi justamente a construção de uma ETA na Codipi. "Uma cidade do porte de Teresina ter uma região tão importante ainda abastecida por poços, isso é uma condição inaceitável. Por isso, eu considero a construção dessa estação de tratamento, talvez, a maior obra na Grande Santa Maria da Codipi em toda a sua existência", comemora Antônio Aguiar.

O parlamentar ressalta que a obra ajudará a melhorar a operacionalização do abastecimento na capital, reduzindo, assim, o desperdício de água tratada. "Para se ter uma ideia, parte da região da Socopo é abastecida com água da estação de tratamento da zona Sul. Ou seja, a água corta Teresina toda para chegar na Socopo. Imagina a quantidade de litros d"água desperdiçados nesse percurso. Agora, muitos bairros da zona Leste poderão ser abastecidos pela nova unidade de tratamento", opina Aguiar.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.