Fechar
GP1

Piauí

James Guerra e diretor jurídico do sindicato dos policiais civis discutem situação de delegacias

A situação nas delegacias da capital é grave e de acordo com o diretor do sindicado dos policiais civis, os presos já chegam a fazer os policiais civis reféns nas delegacias.

O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, deu entrevista a TV Meio Norte no início desta tarde e falou sobre a polêmica envolvendo as delegacias de Teresina que estão em situação crítica por estarem recebendo um número de presos maior que o ideal. O delegado concordou que os distritos não devem ter presos acumulados e declarou que a situação é greve.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Delegado James Guerra(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Delegado James Guerra


“A situação está tão grave que o próprio preso quer ir para a penitenciária porque na delegacia está pior. Nós não temos como garantir as visitas, o banho de sol. Sem falar que a presença dos presos atrapalha o trabalho da polícia”, disse o delegado geral.

Segundo James Guerra, só existem presos no 21º e 25º Distritos Policiais, na Polinter e na Central de Flagrantes. “A justiça alegar a super lotação. Se for por super lotação, a penitenciária também está lotada”, disse o delegado que continuou concordado que a situação das delegacias pode trazer prejuízos. “A própria legislação determina que não haja preso nas delegacias. Fora que traz prejuízo a administração e é um risco muito grande para o policial”.

Imagem: Francyelle Elias/ GP1Policial Constantino Júnior(Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Policial Constantino Júnior


O policial civil e diretor jurídico do Sinpolpi, Constantino Júnior, também deu declarações no programa de TV e falou que policias civis estão sendo reféns de presos nas delegacias. “Nós temos hoje depósito de pessoas nas unidades policiais. No caso especifico do 21º DP não é a primeira vez que policiais civis são reféns dos presos que estão naquela delegacia, ate porque os plantonistas são reduzidos, são em torno de dois. A gente faz aqui uma reivindicação para aumentar o número dos plantonistas onde ainda se recebem presos”.

Constantino Júnior fez também duras críticas ao secretário de segurança pública Robert Rios. ”O secretário está há 10 anos e não houve um crescimento do setor”, disse. Constantino continuou colocando em questão o risco que os policias vem sofrendo com a presença dos presos na delegacia. “Além disso nossos companheiros vivem situações de risco. Não vamos permitir que um pai de família possa ser vítima por falta da administração publica não fazer algo. Chegamos ao fundo do poço”, desabafou.

O delegado James Guerra ouviu as críticas de Constantino e respondeu afirmando que aumentar o número de policiais plantonistas não resolve o problema. “Gostaríamos de ter mais policiais em todos os plantões. Mas acho que a solução não está no efetivo de plantonistas, mas sim na retirada dos presos da delegacia. Uma coisa é a gente passar o tempo que ele for necessário ao inquérito, mas tem presos que estão a alguns meses”, disse o delegado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.