Fechar
GP1

Piauí

Semana Científica discute sobre Cirurgia Segura no Hospital Getúlio Vargas em Teresinaa

O terceiro dia começou na manhã desta quinta-feira (28) com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

O terceiro dia da IV Semana Científica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) começou às 08h30 desta quinta-feira (28) com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. O evento acontece até amanhã (29), com ampla programação.

A primeira palestra desta manhã foi ministrada pelo cirurgião-geral Raimundo Júnior, sobre Cirurgia Segura, juntamente com a Profª. Zélia Madeira. Segundo o cirurgião, a estatística mundial aponta um total de 234 milhões de cirurgias realizadas todos os anos, o que corresponde a apenas 30% da população mundial.

Ele explica que a mortalidade mundial em decorrência de algum dano durante ou após algum ato cirúrgico é ainda muito alto, chegando a um milhão de casos. “Essas mortes poderiam ser evitadas pela metade se fossem adotadas medidas simples como identificar o paciente de forma correta, o local da cirurgia marcado com antecedência, realizar um check-list antes de iniciar o procedimento”, comentou.

Segundo ele, o HGV está passando por um processo de adequação de normas internacionais para adotar todas essas medidas, com o objetivo de melhorar a segurança e qualidade no atendimento ao paciente. “Esse processo de Acreditação vai possibilitar melhoria não somente no cuidado, mas, também, na gestão”, disse.

Ainda na manhã de hoje serão apresentados trabalhos científicos em diversas áreas. À tarde, a programação continua com a mesa redonda “Projeto Sentinela” com o tema “Integração da Hemovigilância com a Farmacovigilância e Tecnovigilância no processo de segurança e qualidade no contexto nacional”.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.