Fechar
GP1

Piauí

Agepen se reúne com presidente da OAB do Piauí para pedir apoio para construção de presídios

O presidente da Associação, Jacinto Teles, declarou que busca evitar que o Piauí seja manchete nacional como aconteceu com o Maranhão no presídio na cidade de Pedrinhas.

A diretoria da Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado do Piauí (AGEPEN-PI), se reuniu nesta sexta-feira (06) com o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães. O objetivo da reunião foi conseguir força para a liberação de recursos financeiros para implantação de dois presídios de segurança máxima em regime de urgência no Piauí.

Imagem: DivulgaçãoReunião com a OAB.(Imagem:Divulgação)Reunião com a OAB.

“Estamos solicitando o apoio da instituição para fazer gestão junto ao Governo do Estado no sentido de tentar sensibilizar o governador para ele priorizar o investimento na implantação de dois presídios de segurança máxima, um na região Metropolitana de Teresina e o outro em Picos. Esses dois locais foram escolhidos por que é onde a situação está próximo ao caos, na questão da superlotação”, afirmou o presidente da associação, Jacinto Teles.

Imagem: DivulgaçãoAssociação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado do Piauí (AGEPEN-PI) e OAB.(Imagem:Divulgação)Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado do Piauí (AGEPEN-PI) e OAB.

O presidente declarou que busca evitar que o Piauí seja manchete nacional como aconteceu com o Maranhão no presídio na cidade de Pedrinhas. “Apresentamos ainda a proposta do novo presídio, que deverá ter 300 vagas, disponibilizar 100 destas vagas para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que é uma forma de evitar que o Piauí seja manchete nacional, como aconteceu com o Maranhão, no massacre em Pedrinhas”.

Dentre as solicitações ainda tem a de realização de concurso para agente penitenciário, monitor penitenciário e criminólogo e a convocação dos agentes aprovados no último concurso. Jacinto declarou que o presidente da OAB se mostrou muito sensível e declarou total apoio as propostas. “Ele declarou total apoio e já encaminhou as propostas para a Secretária de Segurança Pública e afirmou que essas questões também são prioridades da OAB”.

Imagem: DivulgaçãoJacinto Teles e Willian Guimarães.(Imagem:Divulgação)Jacinto Teles e Willian Guimarães.

A AGEPEN-PI defendeu ainda a realização de um Seminário Popular sobre a Execução Penal. A justificativa é a integração entre todos os atores responsáveis pela execução da pena privativa de liberdade no Estado, bem como pelo fato de a Lei de Execução Penal está sendo discutida no Congresso Nacional do que decorrerá alteração substancial nessa Lei, que é a 7.210, de 11 de julho de 1984 (LEP).

Jacinto afirmou que o próximo passo será aguardar um posicionamento do governo do estado. “O passo seguinte será aguardar o posicionamento do Governo do Estado e em relação ao seminário seremos chamados na próxima semana para organizar os passos seguintes”, finalizou.

A reunião com o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Paes Landim está marcada para a manhã da segunda-feira (09).


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.