Fechar
GP1

Piauí

População do Promorar faz teste de diabetes em hospital do bairro

A atividade do Dia Municipal de Combate ao Diabetes foi realizada em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarTeste de glicemia no hospital(Imagem:Reprodução)Teste de glicemia no hospital
Com ações educativas foi comemorado na última sexta-feira (01), no Hospital do Promorar, zona Sul, o Dia Municipal de Combate ao Diabetes. Dados do Ministério da Saúde apontam que 5% da população de Teresina é portadora da doença.

Na programação comemorativa, além de ginástica laboral, teve realização de testes de glicemia para a comunidade. A diretora do Hospital do Promorar, Sandra Marina, informa que na próxima semana serão disponibilizados no hospital os testes de glicemia capilar. "Quando a taxa de açúcar no sangue for alta, o paciente é encaminhado para mais exames e acompanhamento", diz.

Outra atividade foi a degustação de alimentos que podem ser consumidos pelas pessoas com diabetes. A nutricionista Rosário Dias explica que a dieta do diabético é individualizada. "É preciso considerar a idade, outras doenças que o paciente já adquiriu e por isso a orientação não pode ser de forma geral", justifica, informando que no caso de crianças, a dieta tem que favorecer o desenvolvimento e crescimento da pessoa.

Com 70 anos e apresentando diversos sintomas de problemas de saúde, Maria de Jesus do Nascimento participou das atividades na manhã desta sexta-feira no hospital. Ela fez o teste de glicemia que constatou alterações. "Tenho dores de cabeça, tonturas e já tive alguns desmaios", fala, informando que já está fazendo dieta alimentar.

A atividade do Dia Municipal de Combate ao Diabetes foi realizada em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).


Diabetes
Em 2012 o Ministério da Saúde publicou pesquisa que aponta que 5,6% da população adulta brasileira tem a doença.Que o diabetes é mais comum na população mais velha: 21,6% das pessoas com mais de 65 anos apresenta o diagnóstico.

A doença crônica é responsável por 725 das mortes no Brasil.Sedentarismo, excesso de peso, alimentação inadequada e tabagismo são algumas causas da doença.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.