Fechar
GP1

Piauí

Diretor técnico do Sebrae no Piauí é eleito vice-presidente de entidade nacional

As eleições para a diretoria da associação para o biênio 2013/2015 ocorreram na última quarta-feira (27).

Mais que uma associação, uma fonte de soluções. Essa é a premissa da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais, Abase, cuja missão é articular e atuar, institucional e politicamente, para o fortalecimento dos associados e para o desenvolvimento de ambiente favorável às micro e pequenas empresas.

Imagem: Aureliano MüllerClique para ampliarDelano Rocha(Imagem:Aureliano Müller)Delano Rocha
As eleições para a diretoria da associação para o biênio 2013/2015 ocorreram na última quarta-feira (27). O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, foi aclamado diretor vice-presidente da entidade, em chapa de consenso encabeçada pelo diretor superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho, eleito diretor presidente.

“É um grande desafio está a frente da Abase, entidade que é a voz dos Estados no Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. A associação atua junto a todas as unidades do sistema contribuindo para a solução de problemas e para o alinhamento estratégico destas com o Nacional”, comenta Delano Rocha.

Ainda segundo Rocha, a Abase tem papel importante na aprovação e execução de projetos que beneficiam as micro e pequenas empresas. “Na criação da Lei Geral a associação teve sua cota de participação, bem como na formatação do Forum da MPE e da Secretaria da MPE, órgão do Governo Federal. Projetos internacionais também estão entre as nossas ações. São estratégias para a ampliação de mercado, por meio da participação em feiras internacionais. A Universidade de Barcelona e o Governo de Cabo Verde são parceiros da Abase nessas ações”, acrescenta.

Durante a eleição, que aconteceu em Brasília, também foram escolhidos os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal da Abase, e homologadas as atas das eleições que aconteceram nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, para escolha dos novos diretores regionais da entidade.

Delano Rocha já foi diretor titular da entidade na Região Nordeste, tendo como suplente o diretor técnico do Sebrae em Sergipe, Emanoel Silveira Sobral.

“Foi uma experiência enriquecedora. Pude construir relacionamentos e pensar, levando em conta as particularidades de cada Estado, questões estratégicas do sistema. Isso fortaleceu a atuação do Sebrae na região Nordeste. Agora, espero poder contribuir para fortalecer ainda mais a entidade e suas ações, tendo uma atenção diferenciada para o Estados menores. Assim, conseguiremos melhorar todo o sistema e sua atuação junto às MPE do país”, destaca Delano Rocha.

Rocha comenta ainda que esta é a primeira vez que o Piauí tem representante no topo da entidade. “Isso demonstra o papel relevante da nossa regional para o sucesso do sistema. Nossas ações têm ganhado força no cenário nacional, numa demonstração de que a nossa equipe sabe como fazer para as MPE do Estado avançar”, declara.

A ABASE

Fundada pelos Sebrae de todos os Estados e do Distrito Federal, em 1985, a associação tem entre suas diretrizes a cooperação para o desenvolvimento do Sistema Sebrae, preservando seus princípios de unidade, respeitadas as características locais; zelar pelos interesses dos associados, podendo representá-los junto aos poderes públicos e às entidades oficiais e privadas, no país e no exterior; encaminhar aos órgãos competentes sugestões e propostas para a solução de problemas de seus associados; manter intercâmbio com entidades nacionais, estrangeiras e internacionais, com vistas ao contínuo aperfeiçoamento institucional e técnicos dos seus entes; entre outras atribuições.

Os associados da Abase são os diretores superintendente, técnico e administrativo-financeiro dos Sebrae nos Estados e no Distrito Federal. Ao todo, a entidade possui 81 membros, tendo sua estrutura básica, dividida em Conselho de Associados, Conselho Fiscal, Diretoria e Secretaria Executiva.

O Conselho de Associados é o órgão máximo da entidade, constituído pelos 81 diretores dos Sebrae de todo o país, tendo um presidente e um vice-presidente, cujas funções são exercidas pelo diretor presidente e pelo diretor vice-presidente, respectivamente.

A Diretoria é o órgão responsável pela gestão administrativa, financeira e técnica da Abase, sendo composta por sete membros: diretor presidente, diretor vice-presidente, e cinco diretores regionais, titulares e suplentes, representantes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O diretor presidente e o diretor vice-presidente são eleitos pelo Conselho de Associados. Os diretores regionais são eleitos pelos associados das respectivas regiões.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da gestão patrimonial e financeira da entidade, sendo composto por três membros titulares e três suplentes, eleitos entre todos os membros da Abase.

A Secretaria Executiva é a unidade de assessoramento e gestão da diretoria da Abase, constituída por uma equipe técnico-administrativa, sob a direção de um secretário executivo, indicado pelo diretor presidente, e aprovado pela diretoria.

Para conhecer um pouco mais sobre a Abase, os interessados podem acessar o site www.abase.org.br.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.