Fechar
GP1

Piauí

Empreendedores discutem importância da Economia Solidária em oficina integrada

Durante a oficina foram realizadas palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos.

Lideranças comunitárias e pequenos produtores da cidade participaram no último sábado (13), da Oficina Integrada de Economia Solidária, um evento que tinha por objetivo ouvir as demandas da zona Norte, em especial dos 13 bairros abrangidos pelo Programa Lagoas do Norte, e traçar um plano de apoio entre os governos estadual e municipal de Teresina e sociedade civil na área de economia solidária.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMística do evento(Imagem:Divulgação)Mística do evento
Para a empreendedora Maria da Conceição Lima, que também é presidente da Associação de Mulheres do Parque Alvorada, zona Norte da cidade, o evento foi uma oportunidade de obter conhecimentos para repassar às pessoas atendidas pela associação.

“Meu trabalho é passar minha arte, a serigrafia, para as jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no meu bairro. Tenho conseguido realizar o meu oficio, que não deixa de ser uma parte da ecomomia solidária, uma vez que as jovens que passam pela associação aprendem uma profissão, e, a maioria hoje está empregada ou com negócio próprio. É importante ressaltar que não visamos apenas o lucro e acho que essa é a vantagem da economia solidária”, afirmou a empreendedora.

Durante a oficina foram realizadas palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos, nos quais foram abordados temas como organicidade, sustentabilidade, autogestão, emancipação econômica e políticas dos empreendimentos e comércio justo e consumo ético.

Segundo Cláudio Roberto Silva, da Divisão de Fomento da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina, o principal intuito da oficina era disseminar que a proposta da economia solidária é trabalhar a humanização e o coletivo. “Na economia solidária temos empreendedores, centros de produção, ou seja, não há patrão, não temos núcleo, temos o produto, que é de todos”, destacou.

O evento iniciou na noite de sexta (12), com a palestra “O papel da Economia Solidária no fortalecimento da economia local”, que foi ministrada por Rubervam do Nascimento, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). No sábado (13), foi realizada uma exposição dialogada sobre Economia Solidária, sua importância, conceitos-chave e principais atores. Participaram desse momento como palestrantes Rosângela Sousa, da SASC, e João Evangelista, da Caritas. Houve ainda uma mesa redonda com a apresentação de compromissos dos governos estadual e municipal no que diz respeito à Economia Solidária.

De acordo com Olavo Braz, secretário municipal de Economia Solidária de Teresina, essa é primeira de muitas oficinas que acontecerão em todas as zonas da cidade este ano. “Essa oficina é um momento relevante para conscientizar a população sobre a importância da economia solidária para a cidade. Temos que retomar a pequena produção, tendo em vista que é o pequeno produtor que abastece o mercado interno. Estamos iniciando pela zona Norte, mas até o final do ano todas as zonas da cidade serão contempladas com as oficinas de Economia Solidária”, explica o secretário.

A Oficina Integrada de Economia Solidária é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina e Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Fórum de Economia Solidária do Piauí.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.