Fechar
GP1

Piauí

Promotor pede indisponibilidade dos bens da presidente da Fundac após show do Parangolé em Teresina

As irregularidades constatadas configuram ato de improbidade administrativa, com lesão ao patrimônio público.

O promotor de Justiça Fernando Ferreira dos Santos, que atua perante os Feitos da Fazenda Pública, ajuizou ação civil pública contra a Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), Bid Lima.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Bid Lima da Fundac(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Bid Lima da Fundac
O motivo é a contratação irregular da banda Parangolé para a reinauguração do Parque Potycabana, em Teresina. De acordo com o Ministério Público, a FUNDAC violou a Lei da Cultura Limpa, Lei Estadual nº 6.291/1, que proíbe a utilização de recursos públicos para realização de eventos culturais que possam apresentar conteúdo depreciativo ou constrangedor, que incentive ou faça apologia à homofobia, drogas, prostituição de menores e qualquer forma de discriminação ou violência, principalmente contra a mulher. A Promotoria de Justiça também apontou irregularidades no procedimento utilizado para a contratação.

A Lei das Licitações permite que artistas sejam contratados diretamente pela Administração Pública, sem licitação, mas estabelece algumas condições: os profissionais devem estar consagrados pela crítica especializada e pela opinião pública; é necessário ainda que firmem o contrato pessoalmente ou através de empresário exclusivo.

Segundo a ação, a FUNDAC contratou a empresa Piauí Fest Empreendimentos por R$ 150 mil, e incluiu passagens, hospedagem, camarotes e geradores - itens que não podem ser contemplados com a inexigibilidade de licitação.

"Não foi apresentada comprovação de que a empresa contratada representa a banda em caráter exclusivo: a contratação se deu através de um intermediário, o que é vedado. Também não consta a pesquisa de mercado para delimitação do preço", explica Fernando Santos. O Ministério Público indicou ainda a necessidade de abertura de um processo administrativo formal para reconhecimento da consagração dos artistas.

Imagem: DivulgaçãoPromotor Fernando Santos(Imagem:Divulgação)Promotor Fernando Santos

As irregularidades constatadas configuram ato de improbidade administrativa, com lesão ao patrimônio público. Por isso, o Ministério Público requereu ao Poder Judiciário a aplicação das penalidades determinadas por lei: ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais.

Outro lado

O Portal GP1 entrou em contado com a presidente, Bid Lima, que informou que ainda não está sabendo da ação, pois ainda não foi informada. “Eu não tenho como falar nada, pois ainda não estou sabendo, o Ministério apenas me solicitou as documentações em relação ao evento e isso já está sendo organizado”, afirmou.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.