Fechar
GP1

Piauí

James Guerra afirma que na Polícia Civil não há inquérito que apure grilagem de terra no Estado

A afirmação é em resposta a reportagem publicada no portal GP1 na manhã desta terça-feira (4).

O delegado geral James Guerra enviou ao Portal GP1 direito de resposta sobre a matéria "Delegado James Guerra é acusado de "segurar" inquérito que envolve autoridades em crimes de grilagem" publicada na manhã desta terça-feira (04).

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Delegado James Guerra(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Delegado James Guerra

Segundo a denúncia, James Guerra designou um delegado especial para conduzir uma investigação policial na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, distante 599 km de Teresina, localizada no Sul do Piauí. A investigação é referente a invasões de terras ou grilagens.

Veja abaixo o direito de resposta na íntegra

O Delegado Geral de Polícia Civil vem, por meio do presente Direito de Resposta, esclarecer que, em relação à matéria “Delegado James Guerra é acusado de "segurar" inquérito que envolve autoridades em crimes de grilagem” os fatos a seguir:

1 - A Polícia Civil recebeu em 2012 notícia crime de uma pessoa que afirmava ter a posse de terras na cidade de Baixa Grande do Ribeiro. Naquela ocasião, duas pessoas distintas reivindicavam para si a posse da mesma área territorial. Frente à notícia do crime prestada por uma das partes que alegava que grupo armado promovia disputas por terras, foi aberto inquérito policial para apurar suposta existência de quadrilha armada atuando na região, sem adentrar no mérito quanto à titularidade da posse ou propriedade das terras, cuja alçada é cível e não penal.

2 - Findo o inquérito policial, um nacional foi indiciado pelo cometimento do crime de Esbulho Possessório e o presente feito foi encaminhado ao Ministério Público por requisição daquele órgão ministerial.

3 - Os litígios sobre posse ou propriedade de terras no Estado tramitam nos juízos cíveis das jurisdições onde as terras se encontram, ou na Vara de competência agrária, instalada na cidade de Bom Jesus, cabendo somente ao Poder Judiciário a decisão da titularidade da posse/propriedade dos imóveis em litígio.

4 - Ademais, na Polícia Civil do Piauí não há, até o presente momento, inquérito que apure grilagem de terra no Piauí.

James Guerra Júnior

Delegado Geral de Polícia Civil

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.