Fechar
GP1

Piauí

Marcus Vinicius Furtado participa de ato na OAB para assinaturas do projeto ""Eleições Limpas""

O ato de mobilização foi prestigiado por advogados, entre eles o presidente da OAB secção Piauí, William Guimarães, o Sigifroi Moreno e da deputada e advogada Margarete Coelho, entre outros.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, participou na manhã desta segunda-feira (29) de uma mobilização em prol do projeto de iniciativa popular Eleições Limpas para a reforma política brasileira. O ato de mobilização foi prestigiado por advogados, entre eles o presidente da OAB secção Piauí, William Guimarães, o Sigifroi Moreno e da deputada e advogada Margarete Coelho, entre outros.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Solenidade na OAB(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Solenidade na OAB

A OAB espera conseguir 1 milhão e 600 mil assinaturas para que o projeto seja encaminhado para votação no Congresso Nacional. “A ideia é viajar o Brasil inteiro e culminar no dia 6 de agosto com o lançamento nacional da proposta para que tramite no Congresso Nacional esse projeto de lei que quer criminalizar o caixa dois de campanha, que quer trazer um financiamento mais democrático, um voto transparente e a ampla liberdade da imprensa e da internet durante a campanha eleitoral. Dessa forma a OAB participa e não se acomoda, para dar concretude as reclamações da sociedade. Somente com a reforma política teremos devidamente uma melhoria no Brasil. O poder econômico deixará de ser importante e decisivo no país como tem sido”, disse Marcus Vinicius Furtado.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1William Guimarães e Marcus Vinicius(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)William Guimarães e Marcus Vinicius

Segundo presidente da OAB secção Piauí, William Guimarães, o projeto possui vários tópicos que tem como objetivo mudar como as eleições são realizadas no Brasil, para assim diminuir problemas como a corrupção.

“Através desse projeto sugerimos a alteração na forma de financiamento das campanhas, ou o fim do financiamento das pessoas jurídicas, porque entendemos que esse é um dos pontos que tendem a fomentar a prática da corrupção que assola esse país. Além disso, estamos propondo a alteração do sistema de eleições proporcionais. O leitor vota em um candidato e ás vezes elege outro sem saber, ou vota em um e acaba elegendo outros. Um exemplo é o Tiririca, onde os eleitores votaram em mais de um milhão no Tiririca, que acabou elegendo outras pessoas. Queremos que essa eleição proporcional aconteça de forma diferente. Em dois turnos. No primeiro turno o eleitor votará nos partidos, que terá sua lista previamente apresentada com os políticos. No segundo turno, ele vai votar nos candidatos. Assim nós privilegiados também o voto do eleitor diretamente no seu candidato de preferência”, disse William Guimarães.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1William Guimarães(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)William Guimarães

A OAB também está propondo a liberação da internet, que ela possa acontecer seja no pré-eleitoral ou eleitoral, dando ampla liberdade ao cidadão possa apoiar os candidatos de sua preferência e ainda na alteração no que diz respeito a democracia interna dos partidos. “Para que defendamos a chamada em primeiro turno em lista fechada é preciso alterar de fato a lista orgânica dos partidos, para democratizar as eleições internas. Aqui nós temos partidos que não possuem um diretório municipal, apenas comissões executivas provisórias. Isso é uma forma de concentrar todo o poder do partido nas mãos dos dirigentes estaduais, que é uma coisa que queremos mudar”, disse William Guimarães.

Segundo Marcus Vinicius, com a provação do projeto, as punições serão mais severas para os políticos que fizerem caixa dois durante a campanha.

“O congresso nacional deve ser chamado a reflexão no sentido de que a sociedade brasileira aguarda essa reforma política o quanto antes. A falta de consenso no congresso acaba gerando votação e portanto a não a provação da matéria. É preciso que haja uma discussão sem preconceito.Os políticos precisam pensar mais na sociedade e menos na próxima eleição, para que faça com que tenhamos essa reforma política”, disse Marcus Vinicius.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Marcus Vinicius Furtado(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Marcus Vinicius Furtado

A OAB está coletando assinaturas através do site www.eleiçõeslimpas.org.br ou www.oab.org.br. Presencialmente, os formulários estarão nas sedes da Ordem e também em  mais de 100 salas de advogados no Piauí.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Inscrição Online(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Inscrição Online
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Mesa diretora da OAB(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Mesa diretora da OAB
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Solenidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Solenidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Advogados comparecem em ato(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Advogados comparecem em ato
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Advogados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Advogados


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.