Fechar
GP1

Piauí

Bombeiro denuncia Comando Geral por falta de pagamento de diárias em viagens para interior do Piauí

O GP1 ligou para o quartel do Comando Geral para falar com o comandante, mas sem êxito e a assessora de comunicação não estava disponível para atender a ligação.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarComandante Antonio Cruz(Imagem:Reprodução)Comandante Antonio Cruz
O portal GP1 recebeu a denúncia de que militares do Corpo de Bombeiros não estão recebendo diárias referentes às viagens que fazem pelo interior do Piauí. Segundo a denúncia, os bombeiros precisam pagar do próprio bolso o custo com hospedagem e alimentação quando são removidos para trabalharem temporariamente no interior.

Segundo a denúncia, nessa época de férias, muitos dos oficiais do Corpo de Bombeiros são removidos para o interior com o objetivo de aumentar o efetivo e a fiscalização de cidades que são conhecidas pelos seus banhos, como o litoral do Piauí, Picos e Floriano.

Os oficias deveriam receber R$ 75 por dia em diárias, que seriam responsáveis pelo pagamento da hospedagem e alimentação referente ao café da manhã, o almoço e a janta.

“Nós não estamos recebendo essas diárias, muitas vezes só recebemos depois que retornamos, e isso com muita luta. Tem casos de bombeiros que entraram na justiça para conseguir as diárias. Ficamos até um mês nessas cidades e para conseguir se manter é preciso que a gente faça até mesmo um empréstimo com juros para pagar as despesas por falta de diárias. O que é um absurdo. Os comandantes recebem antes de viajar e a gente só depois que retorna e com muita burocracia para conseguir. As pessoas não sabem que a humilhação de agente passa para conseguir uma coisa que é um direito nosso. Estamos indo para fazer um trabalho temporariamente e nem recebemos as diárias para pagar os nossos custos”, disse o bombeiro que preferiu não se identificar.

Outra dificuldade da categoria é que após o retorno dessas viagens, eles não receberiam as folgas referentes ao tempo que trabalharam. Normalmente os bombeiros trabalham durante 24hs e tem direito a 72hs de folga e nessas viagens para o interior esse prazo não é cumprido.

“A gente passa o mês inteiro de serviço no interior e quando retorna não possui o direito as folgas. Fazemos um grande trabalho todo o dia e nem recebemos as folgas ou um adicional relacionado a esse trabalho. Fica complicado desse jeito, a gente faz um grande trabalho, mas quando viajamos, não sabemos se vamos receber o dinheiro das diárias e nem sobre as folgas que é um direito nosso. As pessoas acham que é moleza a vida de bombeiro, mas essa não é a realidade”, disse o bombeiro.

Outro lado

O GP1 ligou para o quartel do Comando Geral para falar com o comandante Antonio Cruz, mas sem êxito, tentamos contato com a assessora de comunicação, Najra Nunes, desde a última segunda-feira (29), mas sempre que alguém atendia a ligação, informava que a assessora não estava disponível para atender.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.