Fechar
GP1

Piauí

Milhares de pessoas lotam praça Justino Luz na 163ª Festa da Padroeira de Picos

Celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Picos dom Plínio José Luz da Costa e reuniu milhares de católicos

Milhares de pessoas lotaram a praça Justino Luz na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, para participarem da missa solene da 163ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Picos. A celebração ocorreu no adro da Igreja Catedral.

Presidida pelo bispo diocesano de Picos dom Plínio José, a missa teve início às 7h da manhã e encerrou por volta das 9h30. Concelebraram os padres Gregório Leal Lustoso, Jonas, Franklin Santiago, Francisco Pereira Borges (Chiquinho), David de Sousa Barros e Manoel Pereira.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Fiéis prestigiam missa solene da Padroeira.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Fiéis prestigiam missa solene da Padroeira.

A programação do festejo de Nossa Senhora dos Remédios prossegue a tarde com celebração da Missa da Dedicação às 16h, na Igreja Catedral e em seguida, a procissão luminosa pelas ruas da cidade. O encerramento acontecerá com a benção do Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira.

Participação do povo

Sobre a missa da festa dom Plínio destacou a participação efetiva do povo, que desde cedo lotou as dependências da praça Justino Luz. “Durante toda a programação a comunidade esteve presente, lotando todas as noites a Igreja Catedral na novena e missa. Isso é uma demonstração de fé e devoção a Jesus Cristo e a sua mãe Maria”, destacou.

Durante a celebração da missa da Festa da Padroeira, muitas demonstrações de fé do povo de Picos e de cidades vizinhas. Dezenas de pessoas aproveitaram para pagar promessas, enquanto outras renovaram seus pedidos a Nossa Senhora dos Remédios.

Na praça Justino Luz lotada percebia-se a presença de crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, muitas famílias. Nem mesmo o sol quente afastou os fiéis, que somente retornaram para suas casas quando dom Plínio deu a benção final.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Chegada da imagen de Nossa Senhora dos Remédios.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Chegada da imagen de Nossa Senhora dos Remédios.

O Padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, afirmou que o festejo tem como finalidade a aproximação do homem com a fé. Ele também destacou a expressiva participação da comunidade católica em todas as celebrações, lotando diariamente a Igreja Catedral.

Programação

A programação religiosa foi aberta na manhã de 6 de agosto com alvorada festiva e procissão saindo da Igreja Catedral e, se encerra nesta quinta-feira 15, feriado municipal. Este ano o tema central da festa é: “Maria, mulher de fé, nos ensina a crer em Deus”.

Diariamente havia a reza do Ofício de Nossa Senhora ao meio-dia, reza do terço às 18h e às 19h, novena e missa. Cada celebração contou com uma equipe responsável pela animação e outra pela quermesse. Vários bispos participaram da pregação, dentre os quais dom Augusto, dom Alfredo Scháffler, dom Juarez Sousa da Silva e dom Plínio José.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Dom Plínio recebe frutas de representante do interior(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Dom Plínio recebe frutas de representante do interior

Também foram convidados e participaram das pregações os padres Francisco Bezerra Neto, Sebastião Francisco dos Santos, Wagner Francisco de Sousa Carvalho, Carlos Danilo de Araújo Santos, José Mairton de Sousa Silva, Adalto Vieira dos Santos Filho e Flávio de Sousa Santiago

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.