Fechar
GP1

Piauí

OAB do Piauí inaugura Sala dos Advogados na Penitenciaria Feminina de Teresina

O espaço foi totalmente equipado com computador, impressora, cadeiras e mesas para atendimento e split

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, inaugurou, nesta sexta-feira (09), a Sala dos Advogados na Penitenciária Feminina de Teresina. O espaço foi totalmente equipado com computador, impressora, cadeiras e mesas para atendimento e split.

A gerente da penitenciária, Geracina de Melo, agradeceu a iniciativa da OAB em instalar um espaço para os advogados. Já a diretora da Unidade de Humanização Integração Social, Rosangela Queiroz, ressaltou a atuação da OAB-PI em favor do sistema penitenciário piauiense. “A Secretaria de Justiça reconhece o esforço da OAB em trazer a assistência jurídica para dentro do sistema penitenciário”, afirmou ao anunciar diversas medidas que serão adotadas pela Secretaria a fim de melhorar os serviços prestados.

O presidente da Comissão de Segurança, Lúcio Tadeu Santos, destacou o trabalho realizado pela penitenciária feminina no processo de ressocialização das detentas, oferecendo cursos de formação, como de revestimento de piso e acabamento. “É necessário preparar os internos para que saiam com o mínimo de dignidade. Estamos percebendo o compromisso da Secretaria de Justiça e isso é importante”, frisou. O advogado parabenizou a gestão “que tem dado atuação especial aos advogados criminalistas”.

Para o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Carlos Edilson Sousa, a Sala instalada na Penitenciária Feminina é um importante instrumento para os advogados que militam cotidianamente no local. “Temos agora um local mais adequado e de melhor estrutura para atender os nossos clientes e só temos a agradecer”, disse.

Segundo o presidente Willian Guimarães, a atual gestão tem se dedicado à abertura e melhoria das Salas dos Advogados nas penitenciárias do Estado, cumprindo, assim, um compromisso feito aos advogados piauienses. Guimarães solicitou ainda a disponibilização pela Secretaria de Justiça de locais apropriados para a instalação de novas Salas nas Penitenciárias de Esperantina e Floriano, a fim de que todas as Unidades Prisionais sejam dotas de um espaço digno para o exercício da advocacia.

“Esperamos ser atendidos ainda neste semestre para que possamos honrar o compromisso feito não apenas com os advogados, mas com a sociedade como um todo, contribuindo, assim, com o próprio sistema penitenciário”, concluiu o presidente.

Após a solenidade, os advogados conheceram a estrutura da Penitenciária Feminina, como o centro de panificação e o refeitório. Atualmente, a unidade atende a aproximadamente 120 detentas, que passam diariamente por medidas sócio-educativas.

Também estiveram presentes, a presidente da Comissão de Direito Agrário, Joselda Nery, e a membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Leonica Costa.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.