Fechar
GP1

Piauí

Câmara realiza sessão solene para comemorar Dia Municipal dos Surdos em Teresina

O vereador Edvaldo Marques disse que pretende apresentar um indicativo de lei para incluir de forma definitiva o intérprete nas escolas municipais de Teresina.

A Câmara Municipal de Teresina realizou na manhã desta sexta feira (13), uma sessão solene pelo Dia Municipal dos Surdos. A proposição foi dos vereadores Edvaldo Marques e Rodrigo Martins.
Imagem: Isabela Rêgo/ GP1Interpretação do Hino de Teresina(Imagem:Isabela Rêgo/ GP1)Interpretação do Hino de Teresina  em libras. 

A data foi escolhida por ser o dia de criação da Associação dos Surdos de Teresina e foi colocada no calendário de eventos de Teresina, após um projeto do vereador Edvaldo Marques que foi sancionado pelo prefeito Firmino Filho e virou a lei 4.439 do dia 26 de agosto de 2013.
Imagem: Isabela Rêgo/ GP1Kelly Lemos, presidente da Associação de Surdos de Teresina.(Imagem:Isabela Rêgo/ GP1)Kelly Lemos, presidente da Associação de Surdos de Teresina.
A presidente da Associação de Surdos de Teresina, Kelly Lemos, destacou a importância visibilidade à língua de sinais, para que os surdos possam frequentar a associação de surdos e outros espaços. “Quando os surdos nascem nas famílias ouvintes, eles acabam tendo mais contato com o português do que com a língua de sinais e assim ficam isolados em relação a outros surdos”, declarou.
Imagem: Isabela Rêgo/ GP1Regina Machado, presidente da Associação de Pais e Amigos dos deficientes auditivos.(Imagem:Isabela Rêgo/ GP1)Regina Machado, presidente da Associação de Pais e Amigos dos deficientes auditivos.

Para Regina Machado, presidente da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo – APADA, que existe a vinte e um anos em Teresina, a inclusão da data no calendário de eventos de Teresina permitirá a mobilização em torno de políticas públicas. “A partir de agora nós que trabalhamos com pessoas surdas podemos nos organizar em torno dessa data para discutir a pessoa surda em sua saúde, educação, cultura e lazer”, declarou.
Imagem: Isabela Rêgo/ GP1Vereador Edvaldo Marques (Imagem:Isabela Rêgo/ GP1)Vereador Edvaldo Marques 

O vereador Edvaldo Marques destacou os dez anos da Associação de Surdos de Teresina “O objetivo dessa sessão solene é não só homenagear, mas também abrir espaço para que se debata políticas públicas inclusivas para a comunidade surda. Inclusive o município de Teresina tem uma lei de 2005, que precisa ser modernizada, a lei de intérpretes e tradutores de libra, para incluir de forma definitiva o intérprete no nosso sistema de ensino de Teresina”, informou. O vereador acrescentou que pretende apresentar um indicativo de lei para melhorar a situação dos surdos nas escolas de Teresina.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.