Fechar
GP1

Piauí

OAB-PI solicita informações à Polícia Federal sobre assaltos as agências dos Correios

A Comissão foi solicitar à Polícia Federal informações acerca do aumento de casos de assalto a agências dos Correios no interior do Estado.

A Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (13), com o delegado regional do crime organizado da Polícia Federal, Carlos Nascimento. A Comissão foi solicitar à Polícia Federal informações acerca do aumento de casos de assalto a agências dos Correios no interior do Estado. Participaram da reunião, o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-PI, Lúcio Tadeu, o secretário-geral da Ordem, Sebastião Rodrigues, e o perito criminal Arthur de Vasconcelos.

Imagem: DivulgaçãoComissão de Segurança Pública da OAB-PI reuniu-se com o delegado Carlos Nascimento.(Imagem:Divulgação)Comissão de Segurança Pública da OAB-PI reuniu-se com o delegado Carlos Nascimento.

Segundo informações da PF, durante todo o ano passado foram 102 ocorrências em agências dos Correios em todo o Estado. Em 2013, de janeiro a agosto já foram registradas 106 ocorrências. O delegado Carlos Nascimento informou que as ações da PF são limitadas, pois os Correios não são considerados instituições bancárias, mesmo atuando como Banco Postal. “Temos uma dificuldade em atuar porque não podemos fiscalizar a segurança de uma agência dos Correios como se fosse um banco. Não podemos exigir prédios adequados, portas giratórias, que intimidam a ação dos bandidos”, explicou Nascimento.

Ainda de acordo com o delegado, o Ministério Público do Trabalho em parceria com a Polícia Federal entrou com ações na Justiça do Trabalho para considerar os Correios como instituição bancária. E ainda tem feito um trabalho de inteligência junto aos funcionários dos Correios a fim de produzir uma doutrina orgânica de segurança. “Infelizmente o aumento no número de ocorrências a agências dos Correios no interior é devido à falta de policiamento ostensivo nos municípios. Não existe aparato policial, segurança pública. A Polícia Federal está fazendo o que é possível em suas atribuições”, informou Nascimento.

Imagem: DivulgaçãoComissão(Imagem:Divulgação)Comissão

O presidente da Comissão Segurança Pública, Lúcio Tadeu, afirmou que a Ordem vai buscar o processo no Ministério do Trabalho e também levará o pleito ao Conselho Federal. “O que vamos fazer é tentar realizar o convencimento junto à Justiça de que os Correios atuam como instituições bancárias e precisam de segurança necessária para isso. É inadmissível que essas agências sejam assaltadas, em muitos casos com as próprias armas dos seus vigilantes”, disse Lúcio Tadeu.

Na oportunidade também foram discutidas as limitações do prédio da Polícia Federal na nossa Capital, e a necessidade de uma nova estrutura, inclusive para a instalação de uma Sala dos Advogados no local. Segundo Nascimento, já existe um terreno cedido para a PF, no complexo do DNIT, mas os recursos para a construção não estão assegurados.

O secretário-geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, informou que a OAB-PI também defende e atua no sentido de que a Polícia Federal tenha sua nova sede construída. “Entendemos que uma instituição da magnitude da Polícia Federal não tem como prestar um bom serviço sem que haja a estrutura adequada para tal. Estaremos onde for necessário, no sentido de sensibilizar as autoridades públicas federais e estaduais para viabilizar a construção do novo prédio”, disse Sebastião Rodrigues.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.