Fechar
GP1

Piauí

Delegado Menandro Pedro é acusado de abuso de autoridade e OAB solicita o seu afastamento

O delegado está sendo acusado de impedir o acesso do advogado aos seus clientes na delegacia e de abuso de autoridade.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, solicitou o afastamento do Delegado Menandro Pedro, do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GRECO) e a instauração de um processo administrativo. O delegado está sendo acusado de impedir o acesso do advogado aos seus clientes na delegacia e de abuso de autoridade.

Imagem: Isabela Rêgo/ GP1Delegado Menandro Pedro(Imagem:Isabela Rêgo/ GP1)Delegado Menandro Pedro

A soliciatação foi feita durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (04), entre o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Antonio Sarmento, e o delegado Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra.

De acordo com Antônio Sarmento, o delegado Menandro prendeu, na noite da última sexta-feira (27), em flagrante seis pessoas e teria impedido o acesso do advogado aos presos. Com a chegada dos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas na delegacia, o delegado continuou proibindo o acesso aos presos e tratando grosseiramente os advogados presentes. O presidente da Comissão ainda afirmou que “é inadmissível que alguém sem equilibrio esteja a frente de um orgão importante”.

Imagem: DivulgaçãoReunião(Imagem:Divulgação)Reunião

O Delegado Geral, James Guerra, afirmou que tomou ciência do caso pelo próprio Secretário de Segurança e que irá encaminhar o processso a Corregedoria. “Não é orientação da Polícia Civil este tipo de atitude e tomaremos todas as providências necessárias para investigar o caso”, declarou.

Após a reunião, Willian Guimarães e a Comissão de Prerrogativas foram até a Procuradoria Geral de Justiça apresentar uma representação criminal por abuso de autoridade contra o delegado. A procuradora geral de justiça, Zélia Saraiva, afirmou que o Ministério Público tem um núcleo específico para tratar ações da polícia e que dará seguimento ao processo imediatamente. A OAB-PI ainda vai se reunir com o secretário de Segurança Pública para tratar do caso.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.