Fechar
GP1

Piauí

Presidente fala sobre a profissão e comenta casos solucionados por peritos papiloscopistas no Piauí

Para o presidente Marcus Pinheiro, apesar da profissão não ser muito conhecida no estado, é a responsável por solucionar casos de grande repercussão.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMarcus Pinheiro(Imagem:Reprodução)Marcus Pinheiro
Em entrevista ao GP1, o presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas do Piauí (Asppapi), Marcus Pinheiro, comentou sobre o trabalho da profissão no Piauí que ajudou a resolver grandes casos.

O Perito Papiloscopista Policial é o responsável pela utilização de métodos científicos empregados para a coleta, tratamento, análise e identificação de vestígios de latentes de impressões digitais deixados em locais de crime.

Para o presidente Marcus Pinheiro, apesar da profissão não ser muito conhecida no estado, é a responsável por solucionar casos de grande repercussão, como o homicídio do dono da Casa do Camarão, o roubo de R$ 3 milhões que estava em um cofre na Granja União, além da identificação de um cadáver reclamado por três famílias distintas no IML, entre outros.
Imagem: ReproduçãoPerito(Imagem:Reprodução)Perito
Marcus explica como os profissionais conseguiram solucionar os casos citados. “No caso do homicídio do dono da Casa do Camarão, o trabalho foi solucionado através de uma representação facial humana (retrato falado), já no caso da Granja União, foi com a identificação de impressões digitais dos roubadores coletadas na cena do crime; e o caso do IML, foi com a utilização de técnicas de necropapiloscopia”, afirmou.

Marcus Pinheiro também explica algumas técnicas usadas pelos profissionais para solucionar casos.

“Se engana quem pensa que o Perito Papiloscopista estuda apenas as digitais humanas Ele vai muito além, utilizando-se de diversos outros métodos de identificação humana para a elucidação da autoria de vários tipos de infrações penais. Como exemplos, temos a necropapiloscopia, que é a técnica de identificação de cadáveres, muitos deles, já em avançado estágio de putrefação, muito utilizada quando ocorrem, por exemplo, desastres em massa, como quedas de aviões, temos também a prosopografia, que são técnicas gráficas de envelhecimento e de rejuvenescimento de pessoas através de softwares, e as perícias realizadas tanto em residências quanto em automóveis nos casos de furto qualificado pelo rompimento ou destruição de obstáculo, dentre diversas outras técnicas e aplicações”, diz Marcus.

Marcus Pinheiro informa que equipes de Peritos Papiloscopistas trabalham em regime de plantão de 24hs na Central Única de Flagrantes de Teresina e que se acontecer algum tipo de ocorrência delituosa, o cidadão pode se dirigir até um Distrito Policial e solicitar uma Perícia Papiloscópica no local do crime, os casos mais comuns são em residências e automóveis que foram furtados.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.