Fechar
GP1

Piauí

Polícia realiza operação e prende subtenente acusado de desviar produtos do Tribunal de Justiça

A polícia civil vai realizar por volta das 11h30 uma entrevista coletiva na Acadepol com o objetivo de passar mais informações sobre a ação.

A polícia civil do Piauí deflagrou na manhã desta segunda-feira (13), a operação intitulada de “Depeculatus” que tinha como objetivo prender uma quadrilha acusada de desviar material da área de almoxarifado do Tribunal de Justiça do Piauí.

Segundo informações do delegado geral da polícia civil, em entrevista ao Jornal do Piauí, há algum tempo a polícia fazia a investigação e foram presas quatro pessoas. Entre elas, um subtenente da polícia militar Givaldo Araújo da Silva que seria o líder da quadrilha.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1James Guerra(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)James Guerra


O subtenente era o responsável pela vigilância do almoxarifado, o que facilitava o seu acesso, e faziam o desvio de alguns materiais como mesas e cadeiras. Ele então pegava esses materias e fazia a venda com a ajuda de outras pessoas.

Na residência do subtenente foram encontrados vários produtos em caixas que seriam do Tribunal de Justiça, como caixas com papéis, até mesmo caixas com pacotes de café, televisão, geladeira, entre outros produtos que seriam oriundos de furto.

A polícia civil divulgou uma nota infomando que "Após dois meses de investigação, foram colhidas provas de um suposto crime de Peculato envolvendo o desvio de material de limpeza, de expediente e eletrodomésticos pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí que se encontram armazenados em um depósito judicial localizado no Bairro Redonda, em Teresina-PI, e que deveriam ser distribuídos a todas as unidades judiciárias do Estado".

Imagem: DivulgaçãoCadeiras que seriam do Tribunal de Justiça(Imagem:Divulgação)Cadeiras que seriam do Tribunal de Justiça


Na operação, foram realizadas quatro prisões preventivas e cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Juíza da 9ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, que foram cumpridos por cerca de quarenta policiais civis de algumas unidades da Polícia Civil do Estado.

A polícia civil vai realizar por volta das 11h30 uma entrevista coletiva na Acadepol com o objetivo de passar mais informações sobre a ação.

Confira a nota da polícia civil na íntegra:

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ, através de uma ação integrada do 24º DISTRITO POLICIAL DE TERESINA-PI E DO NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA realizou na manhã de hoje, 13.01.2013, a operação “DEPECULATUS”, visando desarticular grupo criminoso que desviava bens de propriedade do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

“DEPECULATUS” é o termo em latim que deu origem a palavra PECULATO, que é crime previsto no Art. 312 do Código Penal Brasileiro, prevendo como ilícito penal, entre outras, a conduta de “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”.

Após dois meses de investigação, foram colhidas provas de um suposto crime de Peculato envolvendo o desvio de material de limpeza, de expediente e eletrodomésticos pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí que se encontram armazenados em um depósito judicial localizado no Bairro Redonda, em Teresina-PI, e que deveriam ser distribuídos a todas as unidades judiciárias do Estado.

O Subtenente-PM GIVALDO ARAÚJO DA SILVA era o responsável pela guarda do local, mas as investigações o apontam como o chefe de um esquema desvio e venda acima dito.
Nesse sentido, foram solicitados 04(quatro) prisões preventivas e 07(sete) mandados de busca e apreensão à Juíza da 9ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, que foram cumpridos por cerca de 40(quarenta) policiais civis de algumas unidades da Polícia Civil do Estado.

A apresentação do resultado da operação será feita através de entrevista coletiva a ser oportunamente informada.

Confira abaixo o vídeo da operação
Operação Depeculatus


Confira fotos da operação:

Imagem: DivulgaçãoTelevisão na casa do suspeito(Imagem:Divulgação)Televisão na casa do suspeito

Imagem: DivulgaçãoProduto que seria oriundo de furto(Imagem:Divulgação)Produto que seria oriundo de furto
Foto: DivulgaçãoProdutos encontrados pelos policiais(Imagem:Divulgação)Produtos encontrados pelos policiais
Imagem: DivulgaçãoProdutos que seriam do Tribunal de Justiça(Imagem:Divulgação)Produtos que seriam do Tribunal de Justiça
Imagem: DivulgaçãoMini geladeira que seria do Tribuna de Justiça(Imagem:Divulgação)Mini geladeira que seria do Tribuna de Justiça


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.