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Eletrobras Piauí realizou mais de 700 atendimentos em dois dias na Capital

Devido à força dos ventos (74km/h), árvores e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica provocando o rompimento de fios e cabos, cruzetas e isoladores.

Devido ao grande número de ocorrências registradas na rede elétrica de Teresina no último domingo (12), por conta de um forte temporal com ventos de mais de 70 Km/h e incidência de 350 descargas atmosféricas, a Eletrobras Distribuição Piauí divulga a atual situação e as providencias que vem sendo tomadas.

Situação no domingo durante a chuva

As descargas atmosféricas provocaram surtos de tensão no sistema de distribuição de energia que, consequentemente, causaram o desligamento de alimentadores em algumas subestações de Teresina. Este problema foi solucionado no mesmo dia.

As equipes de plantão começaram os atendimentos na mesma noite.

Situação encontrada na segunda-feira (13)

Devido à força dos ventos (74km/h), árvores e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica provocando o rompimento de fios e cabos, cruzetas e isoladores. Segundo o Diretor de Operações da Eletrobras Piauí, Marcelino Machado, nem mesmo a poda de árvores que é feita diariamente pela concessionária resolve o problema em casos de fortes temporais de tal magnitude.

“A queda de objetos sobre a rede, em período de chuva, compromete a qualidade no fornecimento, danificando estruturas do sistema elétrico e exigindo a realização de um trabalho complexo para o restabelecimento da energia. Estamos fazendo poda nas árvores diariamente, mas muitas acabam sendo arrancadas e jogadas contra a rede elétrica”, disse.

Com o aumento na demanda, a Eletrobras Piauí, recrutou mais equipes para reforçar o atendimento, sendo que, de acordo com a ocorrência, o tempo de atendimento é diferenciado. O atendimento para reparo de fio partido demanda, em média, duas horas. Um poste quebrado até três horas. Transformador queimado até três horas. Atendimento mais simples em até meia hora.

Desta forma, a Distribuidora ressalta que precisa o consumidor levar em conta o tipo de ocorrência que, durante as chuvas, alguns serviços não podem ser executados por conta da segurança do profissional e até mesmo pelo tempo de deslocamento para que as equipes cheguem em algumas localidades da cidade.

Das 600 ocorrências registradas pela empresa, 150 foram de fios e cabos partidos o que demanda uma complexidade maior no atendimento. Do total das ocorrências, foram atendidas 333 e mais demandas foram registradas, sendo que são priorizados ocorrências de cabos partidos (por conta dos riscos), locais com hospitais, consumidores que necessitam de energia elétrica para tratamento de saúde e as reclamações coletivas, como bairros inteiros atingidos.

O Call Center que registra as reclamações dos consumidores também ficou congestionado devido ao grande número de ligações. Muitas vezes, de uma única rua são registradas mais de 10 ligações, que, após serem encaminhadas ao setor de Operações da Distribuidora, são classificadas como uma única ocorrência.

Situação nesta terça-feira (14)

Na terça-feira (14), a chuva não foi intensa, mas as descargas atmosféricas e os ventos continuaram. Três alimentadores da subestação Teresina Chesf, Marquês e Polo Industrial foram bloqueados, deixando uma área da região sul e norte sem energia. A equipe restabeleceu o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos. Para atender às novas demandas, a empresa colocou nas ruas 62 equipes que permanecem atendendo ininterruptamente. Até às 17h, foram registrados 410 atendimentos nesta terça.

A Eletrobras Distribuição Piauí compreende a insatisfação dos consumidores no momento em que ficam sem eletricidade, uma vez que energia é hoje um serviço público essencial para todas as pessoas, mas, pede a compreensão de todos uma vez que não há no registro da empresa nenhum período em que tantas ocorrências foram registradas em tão pouco espaço de tempo, e que esse fato atípico ocorreu devido a problemas naturais que fogem ao controle de qualquer concessionária do Brasil.

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