Fechar
GP1

Piauí

OAB faz abaixo-assinado solicitando ampliação da participação de mulheres nos Conselhos da Ordem

Os documentos estão disponíveis em fóruns, tribunais, salas dos advogados, subseções da OAB por todo o estado, para que sejam coletadas o máximo de assinaturas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães recebeu das mãos de diversas advogadas inscritas na Seccional da Ordem no Piauí, documento expondo agradecimentos pelo apoio dado pelo presidente durante o Colégio de Presidentes da OAB, para aprovação da medida que assegura uma maior participação de mulheres nas vagas dos Conselhos que compõem o Sistema OAB. Após aprovado por unanimidade pelos presidentes de Seccionais, a medida deverá ser submetida ao Plenário do CFOAB, no próximo dia 03 de novembro.

Para fortalecer a iniciativa, visando sua implementação, a Comissão Especial da Mulher Advogada e a Comissão da Mulher Advogada do Piauí organizam campanha através de abaixo-assinados, ratificando a proposta, que precisa ser aprovada também no Conselho Federal da OAB. Os documentos estão disponíveis em fóruns, tribunais, salas dos advogados, subseções da OAB por todo o estado, para que sejam coletadas o máximo de assinaturas.
Imagem: Catarina CostaWilliam Guimarães(Imagem:Catarina Costa)William Guimarães
O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães assegurou que todos os esforços serão empregados pela Seccional para que a matéria seja aprovada, tendo em vista que a decisão foi unânime no colégio de presidentes. “Garantimos nosso apoio para que as mulheres tenham maior representatividade não só na administração da Ordem, mas também na tomada decisões”. Para reforçar e discutir o assunto com os profissionais piauienses, o presidente convocou plenária para o próximo dia 29 de outubro na Sede da OAB-PI.

Guimarães citou exemplos positivos da participação de mulheres na gestão da OAB-PI, como diretoras, conselheiras e membros de comissões. “Temos uma experiência muito positiva com a gestão e compromisso de mulheres na Seccional. Nosso corpo jurídico, por exemplo, conta com quatro advogadas e apenas um advogado. Nas diretorias, a participação de mulheres também é bem expressiva”.

A vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda, que também é membro da Comissão Especial da Mulher Advogada, informou que a discussão será levada para a Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro, onde haverá um painel de discussão realizado no primeiro dia de evento, 20 de outubro. “Buscaremos um maior envolvimento não apenas de mulheres, mas também de homens que concordam com a iniciativa. A iniciativa do abaixo assinada deverá reunir adeptos não só no Piauí, mas em todos os estados brasileiros”.

Geórgia Nunes, diretora financeira da OAB-PI e presidente da Comissão da Mulher Advogada, acrescentou. “O discurso dos colegas advogados para justificar a participação reduzida de mulheres no Sistema OAB é a falta de interesse do gênero em se engajar. Devemos reunir o maior número de mulheres nesta discussão e iniciativa, a fim de demonstrar que existem sim mulheres interessadas e com o perfil necessário para ocupar esses espaços”.

Além dos locais citados, os interessados terão acesso aos abaixo- assinados também através de uma edição virtual. Caso deseje colher assinaturas, os profissionais podem baixar e imprimir o documento no site da OAB-PI, que deverá ser entregue na Sala das Comissões na sede da OAB-PI até o dia 29 de outubro.

Presente na discussão, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), Ednan Coutinho, salientou o início de sua participação na OAB-PI como conselheira e presidente de comissão temática. “Foi um período muito gratificante, pois ainda sendo a única mulher na administração à época, pude colaborar de forma muito positiva para a gestão. Chegar à presidência da Caixa só evidencia o potencial da mulher da advogada”.

Atualmente é bastante reduzida a participação de mulheres no CFOAB, que conta com apenas 04 conselheiras, frente a participação de 81 homens. No Piauí, há a participação de apenas 05 mulheres, além de serem 04, as vice-presidentes de Ordem e Caixa de Assistência aos Advogados em todo o Brasil.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.