Fechar
GP1

Piauí

Firmino Filho entrega seis novas ambulâncias para o Samu

Três das novas ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde e outras três adquiridas pela Prefeitura com recursos próprios.

Teresina passa a contar com seis novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para garantir melhor atendimento à população. A entrega das novas ambulâncias foi feita na manhã desta terça-feira pelo prefeito Firmino Filho, pelo secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade e pela coordenadora do Samu, Helsimone Alves.

Três das novas ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde e outras três adquiridas pela Prefeitura com recursos próprios. Cada um dos veículos custou R$130 mil aos cofres públicos. “A aquisição das novas ambulâncias mostra o compromisso efetivo da Prefeitura em garantir um melhor atendimento aos usuários do serviço. Com os novos veículos, estamos renovando a frota, reduzindo o tempo que elas passam nas oficinas e com manutenção”, pontuou o prefeito.
Imagem: Rômulo PiauilinoTeresina ganha seis novas ambulâncias para o Samu(Imagem:Rômulo Piauilino)Teresina ganha seis novas ambulâncias para o Samu
A frota do Samu conta com 12 ambulâncias e outras duas motolâncias que foram adquiridas com recursos próprios do município para garantir uma agilidade maior nos atendimentos. Segundo a coordenadora do Samu, os profissionais socorristas fazem, em média, 3800 saídas mensais para atendimentos. “O que estamos é renovando a frota de veículos que já estava antiga. O Samu faz aquele atendimento pré-hospitalar para que possamos salvar vidas”, destaca.

Para solicitar o atendimento do Samu, a população deve entrar em contato com a central de regulação, através do número gratuito 192. As ambulâncias do SAMU devem ser acionadas para atendimentos de urgência e emergência como: acidentes traumáticos, intoxicações por produtos perigosos, queimaduras graves e choques elétricos. Os pacientes com problemas cardiorrespiratórios e hipertensão arterial devem ser encaminhados ao serviço de saúde por intermédio do SAMU, sempre que apresentarem quadros de crise.

O secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade reforçou que a vida útil de cada ambulância do Samu é de três anos e que por isso a renovação da frota é necessária para garantir que o Serviço continue realizando um serviço de qualidade para a população. “A nossa expectativa é de que, até março do próximo ano, o Samu de Teresina adquira outras quatro ambulâncias, ficando com a frota totalmente nova. Com a frota renovada, diminuímos os gastos com a oficina e o tempo que os carros ficam nas oficinas, podendo ter mais veículos a disposição da população. OS carros chegam mais rápidos e mais vidas podem ser salvas, que é o nosso objetivo”, frisou.

O SAMU é um programa do Governo Federal que foi implantado na capital piauiense para substituir o antigo programa SOS Teresina e prover o atendimento pré-hospitalar à população em caso de urgência e emergência. Na capital piauiense o serviço já é disponibilizado há 10 anos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.