Fechar
GP1

Piauí

Promotor investiga irregularidades no HUT após auditoria do Ministério da Saúde

Segundo a portaria de nº 201/2014, do dia 7 de novembro, o procedimento está sendo instaurado após auditores do Ministério da Saúde constatarem irregularidades.

O Ministério Público, através do promotor Eny Marcos, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público para apurar irregularidades no Hospital de Urgência de Teresina.

Segundo a portaria de nº 201/2014, do dia 7 de novembro, o procedimento está sendo instaurado após auditores do Ministério da Saúde constatarem que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital de Urgência de Teresina não atendem às exigências do Ministério da Saúde.

O promotor comenta os problemas encontrados na auditoria. “O relatório dessa auditoria evidencia que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a Comissão de Infecção Hospitalar da entidade auditada não cumprem com as diretrizes e normas para a prevenção do controle das infecções hospitalares, quanto à busca ativa de potenciais casos de infecções hospitalares e não dispõem de programa de capacitação em infecção hospitalar para a equipe multiprofissional da unidade. Acrescentam ainda que não existem normas e rotinas relacionadas às precauções e isolamento de pacientes, bem como não existem procedimentos escritos e disponíveis para o serviço de limpeza”.

Eny Marcos também determinou que fosse encaminhado ofício ao Secretário Municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Coelho de Andrade, a Presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Maria de Fátima Carvalho Garcez de Oliveira, ao Diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Antônio Gilberto Albuquerque, solicitando informações e providências acerca do relatório de auditoria.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.