Fechar
GP1

Piauí

OAB recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário

Os servidores e oficiais propõem ao Tribunal de Justiça a criação de um Núcleo de Plantão, onde 12 servidores atuariam exclusivamente em horários distintos do Tribunal.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, recebeu na manhã desta sexta-feira (31) representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus) e Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindisjus) para discutir a realização do Plantão Judiciário no Piauí. A reunião foi acompanhada ainda pelo secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, e pelo conselheiro federal e presidente da Comissão de Relacionamento com o Judiciário, Sigifroi Moreno.
Imagem: DIvulgaçãoOAB recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário(Imagem:DIvulgação)OAB recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário
Os servidores e oficiais propõem ao Tribunal de Justiça a criação de um Núcleo de Plantão, onde 12 servidores atuariam exclusivamente em horários distintos do Tribunal, incluindo finais de semana e feriados. Os sindicatos buscam o apoio da Ordem na avaliação de uma contraproposta que será apresentada formalmente nos próximos dias pelo Tribunal, para que, ao invés da criação do Núcleo, os servidores sejam remunerados pela atividade extra. De acordo com o TJ, esta medida seria menos onerosa para o Estado.

O presidente Willian Guimarães garantiu apoio e solicitará ao Desembargador Raimundo Eufrásio, presidente do TJ, que inclua a OAB na análise e discussão da melhor solução. “Entendemos que esta não seria a solução definitiva, mas uma medida paliativa. Nós devemos cobrar e buscar providência junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, comentou Guimarães.
Imagem: DIvulgaçãoOAB recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário(Imagem:DIvulgação)OAB recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário
Durante a conversa, o presidente do Sindojus, Maércio Maia, informou que “o Tribunal trabalha hoje com 55% dos cargos vagos. Precisamos urgentemente de medidas, pois até o concurso público proposto será insuficiente. A situação é crítica, sobretudo no interior”.

Sobre o assunto, Willian Guimarães disse que é necessário que o TJ avance na contratação de novos servidores, inclusive magistrados, além do incremento na remuneração dos serventuários. O presidente da OAB afirmou, ainda, que encaminhará ao Tribunal documento solicitando formalmente a suspensão de qualquer concurso de remoção antes da realização de um novo concurso para contratação de serventuários da justiça.

“O compromisso que buscamos é uma melhor prestação jurisdicional, onde o cidadão possa contar com a justiça 24h por dia”, finalizou o presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindisjus), Carlos Eugênio.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.