Fechar
GP1

Piauí

Crianças assistem aulas em casa de farinhada no município de Batalha

A prefeitura do município afirma que está construindo mais duas salas anexas ao prédio da U.E Artur Lopes Alves.

Cerca de 26 alunos da Rede Municipal de Ensino de Batalha-PI estão assistindo aulas em salas improvisadas na localidade “Bom Assunto”, zona rural do município. Os estudantes assistem às aulas em uma casa beneficiadora de farinha de mandioca.
Imagem: Ricardo NunesSala improvisada (Imagem:Ricardo Melo)Sala improvisada
De acordo com o Conselho Municipal do Fundeb e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERM), os alunos são matriculados na Unidade Escolar “Artur Lopes Alves” e residem nas comunidades da região.

“A escola é pequena, com apenas 4 salas e não suporta toda a demanda”, relata um professor.

Paralelo a esse episódio atípico, enquanto faltam salas de aulas apropriadas para o alunado, a prefeitura segue firme desativando escolas em várias regiões do município, a exemplo do prédio onde funcionava a Unidade Escolar Santa Catarina, situada na localidade Lagoa da Serra a 5 km da comunidade Bom Assunto.
Imagem: Ricardo NunesUnidade Escolar Santa Catarina(Imagem:Ricardo Melo)Unidade Escolar Santa Catarina
O Presidente do Fundeb, José Luiz Teixeira, anotou algumas reivindicações dos servidores daquela unidade escolar e dos próprios alunos. “Falta merenda escolar, professor de desenho geométrico e transporte de qualidade”, declara José Luiz.

A professora de biologia e vereadora, Shammara Maria, comentou sobre a situação em lecionar em uma sala improvisada. “As dificuldades são muitas, a começar pelo desconforto, falta quadro negro e outros equipamentos. Aqui tudo é improvisado, como não tem quadro se escreve na tábua de madeira ou papel madeira”, descreve.

O Conselho do Fundeb e o Sindserm, declaram que as aulas começaram, mas que há muitos problemas em todo município. “O fato mais preocupante é a evasão escolar, estamos perdendo alunos para Piracuruca, Esperantina, Brasileira e Piripiri. Tudo por quer, o município não consegue oferecer um ensino de qualidade”, diz Nonato Silva, presidente do sindicato dos servidores.

Outro lado

A prefeitura do município afirma que está construindo mais duas salas anexas ao prédio da U.E Artur Lopes Alves. A obra está em andamento e os operários pretendem entregar o serviço pronto em breve.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.