Fechar
GP1

Piauí

Potencial em mineração desperta interesse de pesquisadores no estado do Piauí

Pesquisas desenvolvidas na Uespi contribuem para unidade do Cetem no Estado

Pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias (Geratec), despertaram o interesse do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros.

O Cetem, que tem sede no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a única unidade de pesquisa dedicada à tecnologia mineral e ao meio ambiente no Brasil. No Piauí, foi inaugurado recentemente, em parceria com o Governo do Estado, uma unidade do Cetem, na Uespi, essa é a segunda unidade do Centro fora do Rio de Janeiro, antes do Piauí, apenas o estado do Espírito Santo tinha recebido outra unidade do órgão. O interesse pelo Piauí se deve ao potencial de extração mineral.

As pesquisas desenvolvidas no Piauí visam estudar principalmente as rochas e as águas subterrâneas. O laboratório tem como base três linhas de pesquisas, que já estão sendo desenvolvidas há cerca de dois anos e voltadas para avaliação da qualidade das águas subterrâneas, rochas ornamentais e argila.

Segundo o pesquisador do Cetem, Adão Benvindo, o interesse da instalação de uma unidade no Piauí se deve ao grande potencial mineral a ser pesquisado no estado. “O Centro já desenvolve pesquisas no Piauí, como estudos sobre as opalas de Pedo II e sobre águas subterrâneas. A instalação dessa unidade na Uespi vai acelerar essas pesquisas”, disse.

A Universidade também irá contar com o apoio da grande quantidade de doutores que o Cetem possui. A parceria visa inclusive a perspectiva de um mestrado em Química na Uespi. Os recursos para o Centro de Tecnologia Mineral são provenientes do Governo Federal e do Governo do Estado.

Para o governador Wilson Martins, as pesquisas na área de química e biologia visam contribuir com o avanço tecnológico do Piauí. “Com a instalação do Centro poderemos investir em pesquisas com recursos e tecnologia para que tenhamos perspectivas de um crescimento do Estado na área mineral”, enfatizou.

A unidade do Cetem na Uespi, já está em funcionamento, e está localizada ao lado dos laboratórios do Geratec, onde forma uma estrutura de pesquisa única no estado e uma das poucas do Brasil. Para a obra foram investidos cerca de R$700 mil, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo do Estado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.