Fechar
GP1

Piauí

Ordem dos Advogados do Piauí solicita informações sobre produtos estocados no depósito da Conab

"Um Estado pobre como o nosso não pode se dar ao luxo de ter reserva desses produtos", asseverou a vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, enviou ofício à Secretaria Estadual e Nacional de Defesa Civil, bem como à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Teresina, a fim de solicitar informações sobre produtos estocados no depósito da Conab desde 2008. De acordo com denúncia, são mais de 7 mil colchões, 8 mil cobertores, 9 mil toalhas , 10 mil lençóis e 3 mil filtros de barro enviados pelo Ministério da Defesa Civil para atender as vítimas da enchente de 2008, que deixou centenas de famílias desabrigadas no Piauí.

O presidente da Comissão de Controle de Atividade Pública da OAB-PI, Alessandro Lopes, afirma que, em fevereiro deste ano, a entidade oficiou tanto o Secretário Estadual de Defesa Civil do Estado do Piauí, Luiz Ubiraci de Carvalho, quanto o Superintendente da Conab, Manoel Araújo da Rocha, solicitando notícias detalhadas sobre a alegada ausência de distribuição de produtos enviados ao Piauí, assim como a cópia de convênios e campanha. Apenas a Companhia de Abastecimento respondeu a Seccional remetendo cópia do fax enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil solicitando que fosse realizado o estoque dos produtos.

No último dia 27 de março, o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), que foi secretário da Defesa Civil do Piauí em 2008, informou que os produtos fazem parte de um estoque de emergência, feito com o intuito de evitar a burocracia da Secretaria Nacional de Defesa Civil para que os recursos sejam liberados quando um município decreta situação de emergência.

“Um Estado pobre como o nosso não pode se dar ao luxo de ter reserva desses produtos enquanto milhares de pessoas sofrem com a falta de água filtrada e colchões para dormirem”, asseverou a vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda, sobre o pronunciamento do deputado Fernando Monteiro. Eduarda Miranda disse que, agora, a Seccional irá reiterar a solicitação junto à secretaria estadual da cópia do convênio e do plano de trabalho para saber o que estava previsto. Além disso, será realizada uma inspeção no armazém da Conab ainda nesta semana.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.