Fechar
GP1

Piauí

OAB solicita providências quanto ao protocolo de petições no 1º grau

Nos documentos, a OAB-PI também reivindicou que, ao protocolar as petições, não seja exigido que os advogados esperem a digitalização de toda a documentação.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, enviou, através de ofícios, dois pedidos de providências à Corregedoria Geral de Justiça solicitando uma nova sistemática no protocolo de petições.

A Instituição solicitou a edição, com a maior brevidade possível, de ato específico que esclareça definitivamente a tempestividade do protocolo de petições após as 14 horas (quando finda o expediente regular dos serventuários), bem como que estabeleça a estrutura responsável pelo recebimento de tais peças. Solicitou, ainda, a adoção das providências necessárias para que seja encaminhado projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí para acrescentar à Lei de Organização Judiciária um dispositivo que assegure o horário de protocolo de petições.

Nos documentos, a OAB-PI também reivindicou que, ao protocolar as petições, não seja exigido que os advogados esperem a digitalização de toda a documentação apresentada para terem acesso a respectivo recibo. “Esse é o procedimento que tem se verificado na prática e que, desnecessariamente, tem consumido tempo excessivo dos advogados, mormente em se tratando de petições volumosas”, explica Guimarães.

Desse modo, a Seccional propõe que seja expedida uma orientação em todas as secretarias e cartórios judiciais a fim de que os mesmos forneçam recibo tão logo sejam apresentadas as petições para protocolo.

Willian Guimarães afirma que os pedidos de providência enviados à Corregedoria Geral de Justiça facilitarão a prestação do serviço do advogado, trazendo agilidade e amplo acesso às pessoas que necessitam do Poder Judiciário.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.