Fechar
GP1

Piauí

Programas estaduais capacitaram 11 mil trabalhadores no Piauí

O programa é voltado para oportunizar a geração de emprego e renda, e tem transformado a vida de pessoas.

Em todo o estado do Piauí, a oferta de capacitação profissional tem oportunizado melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas. Isso porque o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), investe na geração de emprego e renda através da formação profissional. De Norte a Sul do estado, cerca de 11 mil pessoas já receberam qualificação profissional através dos programas Qualifica Piauí e Projovem Trabalhador.

O programa é voltado para oportunizar a geração de emprego e renda, e tem transformado a vida de pessoas como Clenilde Rodrigues, de 23 anos, que já trabalhava de forma independente na área de embelezamento e encontrou no Qualifica Piauí a oportunidade que faltava para ampliar seus conhecimentos e montar o seu próprio salão de beleza.

“Eu já trabalho nesse ramo, mas ainda de maneira informal. Está sendo ótimo participar das aulas e aprender mais. Estou aprendendo coisas que eu não imaginava que seria capaz de fazer. Aqui estou me preparando melhor para depois montar o meu salão e ter o meu próprio negócio”, afirma a aluna do curso de Embelezamento, do município de João Costa.

O Programa oferece cursos de capacitação profissional nas áreas de Construção Civil, Embelezamento e Corte/Costura. A expectativa é que neste ano sejam criadas novas vagas de capacitação em outras áreas. Os caminhões do Programa permanecem pelo período de um mês em cada município contemplado e, depois dos trabalhos concluídos, partem rumo a outras cidades para atender à demanda por preparação para o mercado de trabalho.

Outro programa também ofertado pelo Governo do Estado, o Projovem Trabalhador, que também visa facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, já chegou a 85 municípios piauienses, beneficiando mais de 8 mil pessoas.

Além das capacitações ofertadas, a Setre é responsável pela inserção de muitos cidadãos no mercado de trabalho. Formalmente, no último ano, mais de 2.100 pessoas foram empregadas através do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (SinePiauí).

Inclusão

Atualmente, o SinePiauí conta com mais de 300 empresas cadastradas que ofertam vagas aos trabalhadores com deficiência e 940 PCDs ativos no sistema. Através do projeto Trabalho para Todos, que atua captando vagas (ativa e passiva), convocando, encaminhando, fazendo o acompanhamento nas empresas e executando cursos de qualificação, o Piauí vem se tornando referência na intermediação desse público. Na atual gestão, cerca de 3.476 PCDs foram encaminhados ao mercado de trabalho e 812 conseguiram uma colocação.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.