Fechar
GP1

Piauí

OAB acompanha a investigação sobre a morte do advogado Francelino Moreira

Os advogados foram buscar informações sobre a investigação acerca da morte do advogado e conselheiro seccional Francelino Moreira Lima, ocorrida na última sexta-feira (23).

Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, capitaneada pelo presidente Willian Guimarães, esteve nesta segunda-feira (26) na Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, onde se reuniu com o delegado geral James Guerra. Os advogados foram buscar informações sobre a investigação acerca da morte do advogado e conselheiro seccional Francelino Moreira Lima, ocorrida na última sexta-feira (23).

Segundo Willian Guimarães, a Ordem vai acompanhar toda a fase de inquérito e o processo judicial, cobrando das autoridades as devidas punições. Guimarães também destacou que o problema da violência no Piauí já tem sido discutido na OAB-PI há bastante tempo.
Imagem: DivulgaçãoReunião(Imagem:Divulgação)Reunião
“Sabemos das lutas e do empenho da Polícia e também que o problema não é apenas da Polícia. Temos um problema de Estado, e vamos cobrar do governo mais investimentos para a Segurança Pública, assim como do Poder Judiciário uma maior celeridade no julgamento dos processos, para que outra fatalidade não aconteça”, explanou o presidente.

O delegado geral James Guerra, informou que as investigações estão avançadas, e que a Polícia Civil está empenhada em dar solução ao caso. O delegado Bareta, responsável pela investigação da morte de Francelino Moreira, também informou que já tem informações suficientes sobre os suspeitos e que o crime em breve será elucidado.

Durante a reunião, James Guerra informou ainda que, apesar do índice de resolutividade dos crimes no Estado do Piauí estar acima da média nacional, a Polícia enfrenta muitas dificuldades, principalmente quanto ao contingente policial. “Nós não temos policiais para dar conta do Estado todo. E ainda foi determinada pelo Estado a aposentadoria compulsória que vai atingir mais de 150 policiais, que representa mais de 10% de todo o contingente atual do Estado”, informou.

Ainda segundo James Guerra, outro problema enfrentado pela Polícia Civil está na falta de pessoal vocacionado para o trabalho policial. “O concurso seleciona alguém que sabe fazer uma boa prova, mas não seleciona um bom policial. Quando ele se depara com a realidade muitas vezes desiste ou começa a se preparar para um novo concurso”, explicou.

Willian Guimarães agradeceu a atenção dada ao caso e informou que a Ordem vai se reunir com o governador e também convocar o Poder Judiciário para cobrar mais efetividade nos casos de violência do Estado.

Participaram da reunião, a vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda; o secretário geral da Ordem, Sebastião Rodrigues; o presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Violência, João Washington Melo; e o vice-presidente da Comissão de Saúde, Eudes Alves Ferreira.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.