Fechar
GP1

Piauí

Mantida condenação de ex-prefeito de Juazeiro do Piauí por improbidade

"Se está aqui a tratar de ilícito funcional caracterizado pelo exercício abusivo e imoral da função pública", aponta o parecer.

A pedido do Ministério Público Federal, a Justiça confirmou a condenação do ex-prefeito de Juazeiro do Piauí José Visgueira Sobrinho, por improbidade administrativa. Sobrinho é réu em ação que apura enriquecimento ilícito devido à perfuração de poços com recursos públicos em propriedades particulares.

O convênio firmado entre o município e a União visava à perfuração de quatro poços tubulares na cidade. Vistoria confirmou, entretanto, que somente um poço foi perfurado em localidade pública. Outros poços, aponta o MPF, foram deslocados para propriedades particulares nos povoados Tinguizeiro, Fazenda da Serra e Cachoeira, sendo Sobrinho um dos proprietários. Ele foi condenado pela Justiça Federal do Piauí ao ressarcimento total do dano, cerca de R$ 67 mil, à multa de R$ 10 mil, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público, e recorreu da sentença ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

A Procuradoria Regional da República, órgão do MPF, enviou parecer ao Tribunal pedindo a manutenção da condenação do ex-prefeito. “Se está aqui a tratar de ilícito funcional caracterizado pelo exercício abusivo e imoral da função pública, que permitiu ao ex-alcaide que obtivesse enriquecimento ilícito e favorecesse indevidamente outros particulares em detrimento do erário e da coletividade”, aponta o parecer.

A Terceira Turma do Tribunal acatou o parecer do MPF e manteve a condenação do ex-prefeito. A ação foi ajuizada pelo procurador da República Tranvanvan Feitosa.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.