Fechar
GP1

Piauí

Timon participa de Encontro da Política de Assistência Social em São Luís

"O propósito de participar de eventos como esse é unir forças em prol de uma Política mais forte para beneficiar a população", disse Saney Sampaio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) participou do I Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Maranhão nesta quinta-feira (11), em São Luís (MA). A atividade foi coordenada pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e realizada na Assembleia Legislativa, no prédio Fernando Falcão, durante todo o dia.
Imagem: DivulgaçãoA reunião teve por objetivo tratar da gestão do Sistema Único de Assistência Social(Imagem:Divulgação)A reunião teve por objetivo tratar da gestão do Sistema Único de Assistência Social

A reunião teve por objetivo tratar da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios maranhenses, discutir o avanço e os desafios no funcionamento da Política de Assistência Social no Estado e a aprovação da carta aberta aos candidatos ao Governo do Estado do Maranhão sobre a Política de Assistência Social. Diversos gestores e assistentes sociais que atuam nos municípios estiveram presentes.

Além deles, participaram do Encontro representantes da Presidência do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), como Edla Carvalho e Margarete Cutrim, que interagiu com os demais falando sobre o fortalecimento do SUAS e os desafios da Gestão Municipal. “Temos que provocar um debate sobre o assunto. Este momento é um esforço de construção e fortalecimento do COEGEMAS da política para a Assistência Social”.

Durante a tarde o representante do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Wagner Leite, explicou aos gestores sobre os desafios na execução e cofinanciamento da Política de Assistência Social. Ao final, a carta aberta foi aprovada por unanimidade pelos gestores e assistentes sociais. Nela, constavam propostas proferidas pelos gestores durante o I Encontro, com o intuito de viabilizar ações em conjunto com as esferas estaduais.

O gestor da Semdes, Saney Sampaio, que foi um dos organizadores do I Encontro de Gestores e esteve presente na solenidade, ressalta a importância de fazer parte de ações como esta para beneficiar a política de Assistência Social em Timon. “O propósito de participar de eventos como esse é unir forças em prol de uma Política mais forte para beneficiar a população”.

COEGEMAS – TIMON


O município retornou ao Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social em fevereiro deste ano. Com isso a Semdes pode garantir melhorias no campo da Assistência Social para a cidade e discutir políticas públicas da área da assistência, a fim de garantir os direitos da população

O Coegemas tem por finalidades lutar pela autonomia dos municípios no âmbito da assistência social, atuar de todas as formas para garantir o cumprimento da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garantir o direito da população às ações e serviços de assistência social.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.