Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias lança 5ª edição do Festival da Uva

evento irá acontecer de 6 a 8 de novembro e terá apresentações da cantora Margareth Menezes, o sanfoneiro Waldonys, Fabrícia e Banda e o grupo baiano Real Som.

O governador Wellington Dias (PT) lançou, nesta quarta-feira (28), no Palácio do Karnak, a 5ª edição do Festival da Uva que é realizada na cidade de São João do Piauí. O evento irá acontecer de 6 a 8 de novembro e terá apresentações de Elba Ramalho, Fernando Mendes, Margareth Menezes, do sanfoneiro Waldonys, Fabrícia e Banda e do grupo baiano Real Som. Além disso, o festival vai contar com apresentações folclóricas e Festival Gastronômico de Cabritos e Carneiros.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades durante a solenidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Autoridades durante a solenidade
Natural de São João do Piauí, a deputada federal e secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), disse estar animada com a realização do evento.

“Como sou da terra, fico muito feliz com a realização desse evento, que tem como um dos seus objetivos, trazer mais investimentos para a região. Esse foi um trabalho iniciado pelo doutor Hildo quando ele estava na Codevasf. Os assentados acreditaram no projeto e iniciaram a produção de uvas. O Silvio Mendes na época, trabalhou para que saísse esse festival, que desde que foi lançado tem melhorado a vida das pessoas porque ali nós temos artesanato, a hotelaria é fortalecida, temos o balneário que está sendo concluído, estamos valorizando a nossa culinária. Então nosso objetivo é aprimorar cada vez mais. Esperamos que seja um grande festival e que as pessoas possam conhecer ainda mais o potencial de São João do Piauí”, afirmou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Rejane Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Rejane Dias
O prefeito Gil Carlos afirmou que a cidade já está preparada para receber os visitantes. “Nossa expectativa é alta, pois é um festival que valoriza a nossa região e principalmente os trabalhos realizados na área da fruticultura. Esse é um festival que já está consolidado e esperamos receber muitos turistas”, declarou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos
O governador Wellington Dias destacou os trabalhos realizados na área da irrigação que permitiram que a região se destacasse na produção de uvas e afirmou que isso está sendo levado para outras regiões para a produção de outras frutas.

“Em São João do Piauí temos uma uva com charme. Lá é a região da fruticultura do Piauí, junto com Guadalupe e os Tabuleiros Litorâneos. É a região onde mais cresce na produção de frutas. Além da produção de uvas, tem produção goiaba, de banana, cajá, melancia, além de outras atrações turísticas e religiosas. [A cidade de] João Costa é um grande produtor de manga e banana. Em Simplício Mendes temos produção de banana e melancia. Cresce a produção em Conceição do Canindé. Em Canto do Buriti temos a maior produção de melão, por área no Piauí. Algo em torno de 600 hectares e tudo isso gera renda e investimentos”, explicou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Governador Wellington Dias
O governo já está selecionado famílias para trabalharem na região e em outras para a produção de frutas. “Agora em 2016 vamos iniciar a seleção de 200 famílias que serão instaladas em uma nova área do assentamento Marrecas. Outros empreendedores irão para uma área que já foi adquirida pelo Estado e vamos viabilizar uma área para empreendedores que estão vindo de outra região. A ideia é que com o aeroporto de São Raimundo Nonato e a ferrovia passando nas proximidade dessa região, vamos ter a condição de produzir e ter para quem vender. A meta é fazer uma expansão de produção com a maior segurança e tecnologia. Em 2016 vamos trabalhar novas áreas de produção irrigada. Para produzir com segurança. Se choveu, usa água de chuva. Se não choveu, usa água de irrigação”, declarou Wellington Dias.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades em solenidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Autoridades em solenidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador Wellington Dias na solenidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Governador Wellington Dias na solenidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Gil Carlos e Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito Gil Carlos e Wellington Dias
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Gil Carlos, Wellington Dias e Rejane Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito Gil Carlos, Wellington Dias e Rejane Dias
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador e primeira dama experimentam uva produzida em São João do Piauí(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Governador e primeira dama experimentam uva produzida em São João do Piauí


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.