Fechar
GP1

Piauí

Preso é ferido com vergalhões na penitenciária de Parnaíba

Detento sofreu várias perfurações no lado esquerdo do corpo e nas mãos, foi socorrido por agentes penitenciários e encaminhado para o hospital.

Um detento identificado como Djanan Pablo Oliveira foi atacado com vergalhões de ferro por outros presos, dentro da ala 9, durante a abertura do banho de sol, na manhã desta sexta-feira (04), na penitenciária Mista Juiz João Nonon de Moura Fontes Ibiapina, em Parnaíba.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o detento sofreu várias perfurações no lado esquerdo do corpo e nas mãos. Agentes penitenciários impediram a morte de Djanan, que foi socorrido e encaminhado para o Hospital Dirceu Arcoverde e não corre risco de morte.

“Por motivos desconhecidos, ele foi atacado por outros presos. A ação rápida de agentes impediu que ele fosse executado. Foi ferido no lado esquerdo do corpo e nas mãos. Está internado no Hospital Dirceu Arcoverde e não corre risco de morte”, disse ao GP1.  

Ainda de acordo com Kleiton Holanda, o presídio, que antes de ser adaptado funcionava como mercado público, tem capacidade para abrigar 157 detentos e comporta mais de 480. “O presidio foi adaptado em 1990, era um mercado público, um prédio provisório, e está funcionando até hoje por falta de planejamento. Tem capacidade para abrigar 157 presos, e hoje temos aqui, 480”, declarou.

Além da falta de estrutura, o vice-presidente do Sinpoljuspi informou ainda, que funcionários do local relataram que o diretor da unidade não aparece na penitenciária e exerce ainda, a função de Delegado Civil da cidade, o que é ilegal para o sindicato. “Ouvimos relatos de pessoas daqui, que o diretor passa semanas sem aparecer na unidade, e faz ainda o papel de Delegado Civil da cidade, o que não pode acontecer, é ilegal”, ressaltou. 

De acordo com o Sinpoljuspi, somente este ano, 23 detentos morreram em penitenciárias do Estado, 13 deles, tiveram morte violenta, o que serve de alerta para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.