Fechar
GP1

Piauí

Governador se reúne com conselho gestor de Parceria Público-Privada

Foram apresentados projetos para o desenvolvimento do Piauí.

 O governador Wellington Dias realizou, nessa quarta-feira (11), a I reunião do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (PPP), no Palácio de Karnak. Participaram da reunião o secretário do Planejamento, Antônio Neto; da Fazenda, Rafael Fonteles; de Governo, Merlong Solano; dos Transportes, Guilhermano Pires; da Infraestrutura, Deusval Lacerda; e a superintendente de Acompanhamento de Projetos, Viviane Moura.
Imagem: Jardenya BezerraI Reunião Ordinária do Conselho Gestor de PPP(Imagem:Foto: Jardenya Bezerra)I Reunião Ordinária do Conselho Gestor de PPP

Na oportunidade, foram discutidas importantes ações a serem desenvolvidas no Estado para uma melhor condição de atendimento e prestação de serviço à população. Desse modo, foram expostos projetos para os terminais rodoviários de Floriano, Teresina e Picos, o Sistema de Abastecimento do Piauí (Ceapi), para os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), dentre outros.

“Aqui nós já apresentamos alguns projetos e falamos sobre a necessidade de modernizar, mantendo um preço compatível, as nossas rodoviárias. Além de realizar investimentos para a gente voltar a ter uma força econômica com a nossa Ceapi. Sempre respeitando os servidores e garantindo o melhor atendimento, melhor qualidade e a forma mais moderna para o piauiense”, afirmou Wellington Dias.

O Conselho Gestor gere e autoriza formalmente a realização de estudos para que o Estado comece a trabalhar com o modelo de parceria público-privada.

Segundo a superintendente de Acompanhamento de Projetos, Viviane Moura, a reunião foi positiva e iniciativas já foram aprovadas. “Nós trouxemos para a pauta uns projetos que já haviam sido apontados como projetos estruturantes e o conselho aprovou grande parte deles para que possamos começar a trabalhar efetivamente, e em um médio espaço de tempo já ter algum produto de estudo realizado. E possa num cenário de, até o fim do ano ou em 2016, já termos obras começando; projetos que são capazes de promover o desenvolvimento do Estado”, disse.

De acordo com o governador, as PPPs abrem um novo horizonte para o Estado. “Esse é um momento novo aqui para o Piauí, pois a gente vai trabalhar com uma modalidade criada legalmente, aprovada na Assembleia já há bastante tempo, a Parceria Público-Privada. No momento em que o Estado não tem condições de dar conta de obras, de ações, de programas que são essenciais, nós estamos trabalhando estudos e projetos que venham a permitir que o setor privado possa fazer uma parceria, onde ele possa fazer um investimento e o Estado remunerare ao longo de um determinado período”, contou.

Para Viviane Moura, a Parceria Público-Privada irá contribuir bastante para o desenvolvimento estadual. “Vamos trazer para o contexto do Piauí a iniciativa privada com toda a sua experiência, com a sua capacidade de gerir com menos recursos e com qualidade. É uma relação em que os dois ganham: ganha a iniciativa privada, mas ganha, sobretudo, o Governo e a população. É importante destacar que no caso dessas parcerias, o Estado não deixa de ser o regulador, ele continua sendo o guardião da sociedade”, ressalta.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.