Fechar
GP1

Piauí

Centro de Tecnologia Apícola de Picos passará a funcionar voltado para a agricultura familiar

Representantes das várias entidades envolvidas no projeto visitaram o centro na manhã deste sábado.

Inaugurado em 2009 o Centro de Tecnologia Apícola do Piauí, situado na cidade de Picos, passará a funcionar voltado para agricultura familiar. Isso será possível através de parcerias que estão sendo celebradas entre várias instituições como a Ong Multicon, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Uespi, UFIPI, Fapepi, IFPI e a Casa Ápis.

Representantes dessas entidades fizeram na manhã deste sábado, 18, uma visita ao centro, que fica localizado no bairro Pantanal, com o objetivo de acelerar o processo de celebração dessas parcerias, para que o mesmo funcione em sua plenitude.
Imagem: José Maria Barros/GP1Representantes das entidades visitam o centro(Imagem:José Maria Barros/GP1)Representantes das entidades visitam o centro
Segundo o professor Marcus Linhares, do IFPI, que é o coordenador do projeto, o objetivo da iniciativa é desenvolver parcerias e dessa forma possam trazer investimentos públicos e privados, para poder fomentar novas pesquisas. Com isso gerar impactos positivos para as cadeias do mel, do caju, da caprinocultura e da mandioca.

“Nossa proposta é fazer com que esse centro funcione com pesquisadores e fomento, para que a gente traga o mais rápido possível resultados científicos e tecnológicos para aplicar nessas cadeiras produtivas” – explica o professor Marcus Linhares.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professor Marcus Linhares explica o projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professor Marcus Linhares explica o projeto
O Instituto Multicon é uma Ong que funciona em Picos desde 2009 formado por professores do IFPI e trabalha com pesquisas aplicadas. “Nós vamos fazer essa ponte de ligação entre o poder público ou privado que queiram investir com as cadeias produtivas para fomentar a pesquisa. Todo o resultado será aplicado diretamente nessas cadeias gerando impacto na produção” – adianta Marcus Linhares.
Imagem: José Maria Barros/GP1 Fachada do Centro Apícola de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1) Fachada do Centro Apícola de Picos

Ele explica que o Centro é do governo do estado, em parceria com a Codevasf e tudo é mantido pela Confederação Apícola do Piauí, que tem o seu conselho formado pelos presidentes das cooperativas do mel, do caju, da mandioca e da ovinocaprinocultura.

Segundo Marcus Linhares, o Centro Apícola de Picos foi construído e estava fechado, por isso precisa dessa instituição para acelerar as parcerias. “Estamos reativando agora em parceria com as cooperativas e poder público, para funcionar justamente naquilo que ele foi criado. Gerar pesquisa, tecnologia e inovação para as cadeias da agricultura familiar” – destaca.
Imagem: José Maria Barros/GP1Técnicos visitam o Centro Apícola de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Técnicos visitam o Centro Apícola de Picos

O presidente da Casa Ápis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, o Sitonho Filho, disse que o objetivo do projeto e firmar parcerias estratégicas para permitir o funcionamento do centro, primeiro do Piauí na área da agricultura familiar. Com esses parceiros, ele acredita que vai melhorar a gestão e todos ganham, principalmente os produtores.
Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente da Casa ápis, Sitonho Filho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Presidente da Casa ápis, Sitonho Filho

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.