Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Justiça esclarece agressão a detento e tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido

A Secretaria diz que está implementando soluções no intuito de garantir mais segurança nas unidades.

A Secretaria de Justiça divulgou nota de esclarecimento sobre a agressão de detento e tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido.

Na noite de terça-feira (19) foi registrada a tentativa de fuga e na quarta-feira (20) o detento identificado como Ricardo Barbosa do Nascimento sofreu tentativa de homicídio.

Segundo a secretaria, logo após a agressão, foi prestado todo o devido socorro para Ricardo Barbosa. Após ser agredido por outros detentos, Ricardo foi atendido pelo Samu e após retornar para a penitenciária, foi colocado em um pavilhão afastado dos agressores.

Os três detentos pela agressão acusados foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina, para que a ocorrência fosse registrada. “Secretaria vai comunicar o fato ao juiz solicitando, inclusive, a remoção dos presos agressores para outra unidade prisional de forma a garantir a manutenção da integridade física do interno agredido”, informa a nota.

Já sobre a tentativa de fuga, a Secretaria afirma que ela foi impedida devido as vistorias que são realizadas na unidade prisional. A Secretaria diz ainda que está implementando soluções no intuito de garantir mais segurança nas unidades.

Confira a nota na íntegra:

A respeito do incidente envolvendo o interno da Penitenciária Regional Irmão Guido, na manhã de ontem (20), a Secretaria Estadual de Justiça esclarece que:

Após ser agredido por outros internos da unidade, Ricardo Barbosa do Nascimento foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na tarde de ontem ainda ele retornou à unidade prisional, onde foi encaminhando para um pavilhão especial afastado dos presos agressores.

De acordo com o gerente da Penitenciária Irmão Guido, Fábio Keyller, o detento foi levado à Central de Flagrantes, juntamente com três presos agressores para registrar a ocorrência. A partir daí, a Secretaria vai comunicar o fato ao juiz solicitando, inclusive, a remoção dos presos agressores para outra unidade prisional de forma a garantir a manutenção da integridade física do interno agredido.

A Secretaria Estadual de Justiça informa ainda que está reforçando os mecanismos de segurança para impedir a entrada de produtos proibidos durante as visitas.

Além disso, a Secretaria de Justiça está elaborando projetos e implementando soluções no intuito de garantir mais segurança nas unidades, tanto para internos como para agentes penitenciários, bem como dialogando com o Poder Judiciário para discutir soluções práticas e efetivas para reduzir a superlotação nas penitenciárias e garantir mais dignidade aos reeducandos no cumprimento de suas penas.

Agentes conseguem impedir tentativa de fuga

Na última terça-feira (19), após realizarem vistorias nas celas da Penitenciária Irmão Guido, os agentes penitenciários encontraram o início de uma escavação na cela 18, pavilhão 6 e conseguiram evitar uma possível fuga dos presos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.