Fechar
GP1

Piauí

Governadores do Piauí, Maranhão e Tocantins se reúnem no Karnak para discutir o Matopiba

Na reunião também estiveram presentes secretários, parlamentares e representantes dos três estados, além do secretário da agricultura do Ceará, Osmar Baquit.

Os governadores do Piauí, Wellington Dias, do Maranhão, Flávio Dino e de Tocantins, Marcelo Miranda, se reuniram no salão azul do Palácio de Karnak para traçar um planejamento e metas para a região agrícola do MATOPIBA, que engloba também o Estado da Bahia, criada recentemente pelo Governo Federal. A principio, os governadores trataram do fomento ao turismo na região, incluindo o Ceará nas discussões.

Na reunião também estiveram presentes secretários, parlamentares e representantes dos três estados, além do secretário da agricultura do Ceará, Osmar Baquit.
Imagem: Lucas dias/GP1Reunião Governadores(Imagem:Lucas dias/GP1)Reunião para discutir Matopiba
O governador Wellington Dias abriu o encontro ressaltando a importância de se criar um plano integrado de turismo que envolva os estados do Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com Wellington Dias, o plano de turismo se assemelharia à Rota das Emoções, projeto que envolve Piauí, Ceará e Maranhão, e seria direcionado para o Parque do Jalapão, no Tocantins, à nascente do Rio Parnaíba, no Piauí, e à nascente do Rio Preto, na Bahia.
Imagem: Lucas dias/Gp1Reunião Governadores(Imagem:Lucas dias/Gp1)wellington Dias e Flávio Dino
“A ideia é integrar, ter um plano de longo prazo e agir de forma comum. Se ficarmos presos às divisas dos Estados, nós não tiraremos proveito disso”, afirmou Wellington Dias.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, ressaltou que o MATOPIBA é um importante projeto de desenvolvimento regional, sobretudo, devido à crise que o país enfrenta e ressaltou a importância da criação de um consórcio entre Piauí, Ceará e Maranhão para fortalecer o turismo no litoral dos respectivos estados.
Imagem: Lucas Dias/GP1Flávio Dino(Imagem:Lucas Dias/GP1)Flávio Dino
“É preciso que nós façamos um consorcio, tenhamos contribuição mensal e possamos, assim, ter uma estrutura comum destinada para a qualificação da estrutura e promoção turística nacional e internacional e um desenho similar a isso pode ser aplicado no MATOPIBA”, afirmou.

Coletiva

Após a reunião foi realizada uma coletiva de imprensa no Palácio de Karnak.

Segundo o governador Wellington Dias, a reunião foi importante para estabelecer protocolos que serão postos em prática. Ele destacou que o mais importante é que o encontro ajudou no sentido de estabelecer uma integração entre esses Estados.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Um dos pontos tratados foi o turismo nessa região, com a criação de uma rota das emoções envolvendo o litoral e as serras da região. "Foram estabelecidas várias ações. Ainda vamos nos encontrar mais vezes para conversarmos sobre outras ações. No momento queremos criar essa rota das emoções, também queremos promover um encontro em Corrente com os prefeitos dos estados que compreendem a área do Matopiba. Além da criação de uma agenda de trabalho. O que nos queremos é o desenvolvimento dessas regiões. O próximo encontro será no Ceará e vamos voltar a discutir esses assuntos", disse.
Imagem: Bárbara rodrigues/GP1Flávio Dino(Imagem:Bárbara rodrigues/GP1)Flávio Dino
Já o governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que vai analisar a proposta do governador Wellington sobre a construção de seis pontes ligando os dois estados. " Nessa proposta, três pontes seriam responsabilidade do Maranhão e as outras três do Piauí. Nós vamos analisar isso, mas no momento posso garantir que faremos uma estrada que irá ligar o Delta do Parnaíba aos Lençóis Maranhenses. Também faremos uma ligação do Baixo Parnaíba do Maranhão com o Baixo do Parnaíba do Piauí. Posteriormente vamos discutir sobre outras ações ", afirmou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Marcelo Miranda(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Marcelo Miranda
Já o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que o mais importante do encontro é levar infraestrutura para a região do Matopiba. " É claro que Tocantins não ficaria de fora dessa. É muito importante ter essa integração entre os Estados, levando para uma coisa mais ampla, não só em relação ao agronegócio. Vamos continuar nossas discussões sobre melhorias para aquela região", finalizou.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Marcelo Miranda, Wellington Dias, Flávio Dino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Marcelo Miranda, Wellington Dias, Flávio Dino
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Coletiva dos governadores(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Coletiva dos governadores
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias/GP1(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião Governadores(Imagem:Lucas Dias/GP1)Marcelo Mirando, Wellington Dias e Flávio Dino
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião Governadores(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião para discutir o Matopiba
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião Governadores(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião para discutir Matopiba
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião Governadores(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião para discutir Matopiba
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião Governadores(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião para discutir Matopiba

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.