Fechar
GP1

Piauí

Padre Walmir reúne-se com vereadores da base e discute medidas para enfrentar a crise financeira

Encontro foi realizado nesta quinta-feira, 16, na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues e demorou mais de duas horas.

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 16, com os onze vereadores da base e anunciou a algumas medidas de austeridade para equilibrar as contas do município, que vive um momento de grave crise financeira.

Dentre as medidas anunciadas pelo gestor, a principal foi à redução drástica no número de servidores contratados por apadrinhamento político, que incham a folha de pagamento e inviabilizam os investimentos em obras de infraestrutura.
Imagem: José Maria Barros/GP1Reunião foi no Palácio Coelho Rodrigues e demorou mais de duas horas(Imagem:José Maria Barros/GP1)Reunião foi no Palácio Coelho Rodrigues e demorou mais de duas horas
A reunião foi realizada no Palácio Coelho Rodrigues e demorou mais de duas horas. Além dos vereadores da bancada de apoio ao prefeito, Padre Walmir (PT), também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Cecília Maria Lavor Néri, a Xandu, e o seu irmão, o empresário Iran Lavor Néri.

Iran Néri, que ficará por 30 dias assessorando a irmã na Secretaria Municipal de Saúde, apresentou um balanço sobre a atual situação da pasta. Segundo um vereador presente à reunião, Iran recomendou ao Padre Walmir a adoção de algumas medidas de austeridade para equilibrar as contas da Saúde, principalmente a redução de servidores contratados.

A reportagem do GP1 apurou junto a alguns vereadores presentes à reunião, que pelo que foi repassado, a situação da Secretaria Municipal de Saúde é caótica. Para que a pasta cumpra com todos os seus compromissos a Prefeitura tem que repassar mensalmente do FPM e de outras arrecadações, mais de 300 mil reais.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir busca saída para enfrentar a crise(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir busca saída para enfrentar a crise
Além do número excessivo de servidores contratados por apadrinhamento, que passavam de 600, a Secretaria de Saúde sofre com o problema dos repasses federais que não são suficientes para bancar os programas existentes. Essa defasagem atinge até mesmo o Programa de Saúde da Família (PSF), cujos repasses que o município recebe do Ministério não cobrem nem a metade dos gastos com os postos.

Diante da situação crítica, o Padre Walmir pediu a compreensão dos vereadores para as medidas duras que serão tomadas, incluindo a redução no número de servidores contratados. A decisão atingirá todas as secretarias, principalmente Saúde e Educação, onde está concentrada a maior quantidade de pessoas indicadas por apadrinhamento político.

Presenças

Participaram da reunião com o Padre Walmir os vereadores Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Picos; Valdívia Santos (PSB), Raimundo Nunes Ibiapino, Renato (PSB), José Luís de Carvalho (PSB), Simão Carvalho Filho (PMDB), Evandro Reis (PTB), Antônio Marcos Gonçalves Nunes, Toinho de Chicá (PMDB), José de Arimateia Luz, Maté (PSL), Francisca Celestina de Sousa, Dalva Mocó (PSB), Wellington Dantas (PT) e Edilson Alves de Carvalho (PTB).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.