Fechar
GP1

Piauí

Experiências pedagógicas do Piauí são destaques em congresso

O evento aconteceu no final de maio, em Campos dos Goytacazes (RJ).

Duas experiências pedagógicas do Sesc Ler Acauã, no Piauí, apresentadas no I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos (I CONPEJA), realizado no final de maio, em Campos dos Goytacazes (RJ), serão destaques nas publicações que trazem 25 os melhores trabalhos do evento.

Os trabalhos “Receitas da memória às gavetas: uma possibilidade de letramento na educação de jovens e adultos”, de autoria de Almir Francisco de Sousa, e “Formação docente: reflexões sobre a prática pedagógica na EJA do Sesc Ler em Acauã”, de autoria de Wbimári Régia Santana, serão publicados, respectivamente, no livro editado pela editora Essentia e pela revista Linkscience Place.
Imagem: DivulgaçãoAlmir Francisco de Sousa(Imagem:Divulgação)Almir Francisco de Sousa
O trabalho de Almir foi classificado entre as 25 melhores experiências apresentadas no evento. Representante do Sesc Ler Piauí no Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos, o pedagogo apresentou as duas experiências do Sesc Ler Piauí. Almir de Sousa é autor do trabalho sobre as receitas culinárias que marcaram as memórias dos alunos. O trabalho tem como coautora, a coordenadora do Projeto Sesc Ler no Piauí, Rozenilda Castro. Ele também é coautor do trabalho sobre a formação de docentes e a prática pedagógica no Sesc Ler Acauã, de autoria da coordenadora pedagógica Wbimári Santana.

No seu trabalho, Almir desataca as receitas desenvolvidas nas turmas de EJA do Sesc Ler Acauã. “Foram usadas receitas vinculadas às memórias dos alunos”, explica o pedagogo ao enfatizar os alunos reviveram momentos importantes de suas vidas ao reproduzirem receitas como doce coroa de frade, em que uma aluna da turma retomou a época em que o município passou por grande escassez de água e os moradores usavam coroa de frade (uma espécie de cacto) como alimento. Foram produzidos pomba de maroto – um bolinho frito que marcou a infância de um dos integrantes da turma. O bolo, feito por sua mãe, era a base alimentar dos trabalhadores da roça, durante o dia de trabalho.

O educador da equipe do Sesc Ler Piauí é formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) com especialização em especialização em Docência dos Anos Iniciais das Populações do Campo e Carcerária na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (UFPI). Wbimári Santana é formada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)I com especialização em Docência dos Anos Iniciais das Populações do Campo e Carcerária na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (UFPI) e Psicopedagogia Institucional, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba (PR).

Ao todo foram usadas 10 receitas, inclusive uma indicada pelo professor Almir: o papito – um bolo com massa de pizza que leva variados tipos de recheio. O professor consumiu o bolo durante uma viagem ao Rio de Janeiro.
Imagem: DivulgaçãoExperiências pedagógicas do Piauí são destaque em Congresso Nacional(Imagem:Divulgação)Experiências pedagógicas do Piauí são destaque em Congresso Nacional
A apresentação do trabalho rendeu muitos elogios ao professor e o artigo vai compor o livro que será editado pela Essentia. Já o trabalho da coordenadora pedagógica Wbimári será publicado na revista Linkscience Place.

Wbimári destacou as atividades de formação realizadas com os professores de EJA no Sesc Ler Acauã, focadas nas cartas compromissos assinadas durante a Semana Pedagógica – o maior evento de formação de professores realizado pelo Sesc Piauí. A especialista em EJA observou os resultados positivos na formação dos professores ao longo das atividades pedagógicas realizadas em sala de aula.

O Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos (I CONPEJA) é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O objetivo é promover, valorizar e visibilizar programas educativos para jovens, adultos e idosos de nível regional e nacional, tanto escolares como referentes à prática social.

Participaram do eventos personalidades destacadas em atividades educacionais como Sergio Haddad (Ação Educativa), Osmar Fávero (UFF), Gaudêncio Frigotto (UERJ), Jane Paiva (EURJ), Eliane Andrade (UNIRIO), Maria Margarida Machado (UFG), Dante Moura (IFRN), Edna Castro (UFES), Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UFRJ), Ana Karina Brenner (UERJ), Dyane Santos (UFRB), Dóris Fiss (UFRGS), Carlos Márcio Lima (IFF), Suely Coelho (IFF), Marlon Ney (UENF) e Rosalee Istoe (UENF).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.