Fechar
GP1

Piauí

Riedel Batista regulamenta atuação da Força Nacional no Piauí

As autoridades policiais componentes da Força Nacional de Segurança poderão requisitar diretamente as diligências policiais, intimações, notificações, laudos técnicos.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, baixou nova portaria regulamentando a atuação da Força Nacional no Estado do Piauí, principalmente na resolução de inquéritos policiais.

Na portaria de nº 001-GDG/AN-2016, de 14 de janeiro, o delegado explica que já existe decisão do Ministério da Justiça que dispõe sobre o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Estado do Piauí nas ações de Polícia Judiciária e Perícia Forense, na solução de Inquéritos Policiais pendentes de conclusão.

Levando em consideração a quantidade de inquéritos e laudos periciais que necessitam de conclusão, além da carência de efetivo policial para concluir essa demanda, Riedel Batista decidiu autorizar a designação da equipe da Força Nacional de Segurança Pública, integrada por delegados, investigadores, escrivães de polícia civil e Peritos Criminais, para atuar nas perícias e inquéritos policiais designados pela Delegacia Geral.

Imagem: Lucas Dias/GP1Delegado geral Riedel Batista (Imagem:Lucas Dias/GP1)Delegado geral Riedel Batista 

Entre as atribuições está o auxílio às ações de polícia judiciária estadual na função de investigação de infração penal, para a elucidação das causas, circunstâncias, motivos, autoria e materialidade, auxílio aos serviços técnicos-periciais estaduais, especialmente na confecção de laudos periciais e apoio a ações que visem à proteção de indivíduos, grupos e órgãos da sociedade que promovem e protegem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

As atividades da Força Nacional de Segurança Pública se darão nas instalações físicas da
Academia de Polícia do Estado do Piauí (Acadepol), onde serão realizadas as oitivas procedimentais e de instrução. As autoridades policiais componentes da Força Nacional
de Segurança poderão requisitar diretamente as diligências policiais, intimações, notificações, laudos técnicos, bem como a recognição visuográfica aos respectivos destinatários, visando à instrução procedimental dos Inquéritos Policiais que estiverem atuando.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.