Fechar
GP1

Piauí

Iracema Portella chama atenção para a Campanha Novembro Azul

A iniciativa visa conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados à doença, visando ao seu diagnóstico precoce.

Depois do Outubro Rosa, agora é a vez da Campanha Novembro Azul. A deputada federal Iracema Portella (PP) explicou que o movimento surgiu na Austrália em 2003 e tem por objetivo conscientizar os homens a respeito dos riscos do câncer de próstata e sobre a necessidade de se fazer, anualmente, a partir dos 45 anos, o exame de toque, além do exame de sangue para detectar os níveis da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico) no organismo.

"Isso porque, quanto mais cedo o câncer de próstata for detectado, maiores são as chances de cura do paciente. A campanha visa também acabar com o preconceito entre os homens, pois muitos deles acham que fazer o exame de próstata prejudica a masculinidade", ressaltou a deputada. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é mais incidente do que o de mama. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista, essa doença atinge cerca de 60 mil homens todos os anos no Brasil, sendo a neoplasia maligna mais comum no público masculino. Contudo, quando o câncer de próstata é detectado precocemente, o índice de cura ocorre em aproximadamente 90% dos casos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputada Federal Iracema PortelaDeputada Federal Iracema Portela

Iracema explicou ainda que, as causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença. 

"Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é uma campanha fundamental para a luta contra o câncer. Precisamos cada vez mais investir em estratégias de prevenção, criativas e inovadoras, capazes de atingir um grande número de pessoas e mudar seus hábitos para que tenham uma vida muito mais saudável", finalizou a parlamentar piauiense.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.