Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias lança projeto "O Piauí tem índio sim"

O evento aconteceu no Palácio de Karnak.

O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (19), em homenagem ao Dia do Índio, o projeto “O Piauí tem índio sim” e a Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-PI). O evento aconteceu no Palácio de Karnak.
Imagem: Lucas Dias/GP1Governo do Piauí homenageia os índios(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governo do Piauí homenageia os índios
De acordo com Maria Francisca, da comunidade indígena Cariri, município de Queimada Nova, a principal preocupação da população é a regularização das terras por eles ocupadas. “Ainda estamos desassistidos por políticas públicas, precisamos dizer isso aos governantes, principalmente a nossa terra que precisa de demarcação. A saúde e educação também, apesar das cotas, temos muita dificuldade de acesso”, declarou em nome dos indígenas presentes. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Maria Francisca(Imagem:Lucas Dias/GP1)Maria Francisca
Durante a solenidade, o governador Wellington Dias assinou documento que autoriza a criação de uma comissão que tome providencias necessárias para a regularização fundiária das áreas ocupadas por tribos indígenas. Além da assistência médica especializada através da DSEI. 
Imagem: Lucas Dias/GP1 Wellington Dias cumprimenta índia(Imagem:Lucas Dias/GP1) Wellington Dias cumprimenta índia
O governador explicou que com a implantação do projeto as comunidades indígenas terão assistência em saúde exclusiva e específica. “A saúde indígena precisa ser tratada por profissionais que reconheçam a cultura. Agora as comunidades em Teresina, Piripiri, Lagoa do São Francisco e outras comunidades terão esquipe especializada em saúde indígena no Piauí”, declarou. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário Francisco Costa(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário Francisco Costa
Segundo Epifânio Ferreira, coordenador da comissão, a autorização para a criação da Dsei-PI é um marco histórico para a comunidade indígena, “já que se trata de uma antiga reivindicação dos índios residentes no Piauí e Maranhão que lutam para implantar a assistência ao índio na rede estadual de saúde, levando em consideração as características excepcionais no atendimento dessa população".
Imagem: Lucas Dias/GP1Governo do Piauí lança projeto de assistencia em saúde indígena(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governo do Piauí lança projeto de assistencia em saúde indígena
Para elaborar o projeto de implantação da Dsei-PI, o secretário da Saúde criou uma comissão formada por representantes das Secretarias da Saúde e Educação, Universidade Estadual do Piauí (Uespi/Facime), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/UFPI), Fundação Nacional do Índio (Funai), Funai – CLT Piripiri, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério Público Federal no Piauí (MPFPI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), Superintendência de Relações Institucionais e Sociais (Supris) e lideranças indígenas.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias assina autorização para criação de comissão de regularização fundiária de terras indígenas(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias assina autorização para criação de comissão de regularização fundiária de terras indígenas
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias lança Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias lança Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena
Imagem: Lucas Dias/GP1Homenagem ao Dia do Índio(Imagem:Lucas Dias/GP1)Homenagem ao Dia do Índio
Imagem: Lucas Dias/GP1 Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1) Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1Lançamento do projeto Lançamento do projeto "O Piauí tem índio sim"
Imagem: Lucas Dias/GP1Comemoração ao Dia do Índio(Imagem:Lucas Dias/GP1)Comemoração ao Dia do Índio
Imagem: Lucas Dias/GP1Dia do índio em Teresina(Imagem:Lucas Dias/GP1)Dia do índio em Teresina
Imagem: Lucas Dias/GP1Índio durante solenidade no Palácio de Karrnak(Imagem:Lucas Dias/GP1)Índio durante solenidade no Palácio de Karrnak

Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias com índios no Karnak(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias com índios no Karnak


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.