Fechar
GP1

Piauí

Intervenção no Cartório Naila Bucar começa nesta segunda

O cartório não funcionará para o público externo de hoje até a próxima sexta-feira (03), o que vai impedir os registro de bens imóveis de toda a Teresina no local.

O Cartório Naila Bucar não funcionará para o público externo de hoje até a próxima sexta-feira (03). O corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, determinou a suspensão dos serviços do Cartório por cinco dias, o que vai impedir os registro de bens imóveis de toda a Teresina no local. Também instituiu a comissão que vai atuar na transição.

"A comissão visa auxiliar no levantamento e transferência de acervo do cartório do 2º Oficio de Notas e Registro de Imóveis de Teresina e demais providências decorrentes da substituição da antiga interina pela interventora designada", diz a decisão do desembargador Sebastiao Martins.
Imagem: DivulgaçãoDesembargador Sebastião Ribeiro Martins(Imagem:Divulgação)Desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Formada por seis membros servidores do Tribunal de Justiça e coordenada por um juiz de Direito, a comissão vai executar o processo de intervenção no Cartório do 2º Oficio de Notas e Registro de Imóveis (Cartório Naila Bucar).

A Corregedoria decidiu no início da semana passada decretar a intervenção no cartório e afastar a tabeliã Lysia Bucar do cartório, acusada de não ter repassado valores para o Fundo de Modernização do Judiciário do Piauí (Fermojupi), o que configura crime de peculato. “Constato a existência de diversas irregularidades praticadas pela Requerida Lysia Bucar e RECONHEÇO A QUEBRA DE CONFIANÇA, por ter deixado de recolher aos cofres do Tribunal de Justiça valor superior a R$ 23.000.000 (vinte e três milhões), o que caracterizaria, em tese, os crimes de peculato – Art. 312 do Código Penal Brasileiro, prevaricação – Art. 319 do Código Penal Brasileiro, sonegação fiscal – Art. 2º da Lei nº 8.137/90 e ainda improbidade administrativa”, diz trecho do documento”. O montante é referente a taxas e emolumentos não repassados ao Fermojupi de 2010 a abril de 2016. Na decisão, o corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, ordenou a criação de três novos cartórios em Teresina, a partir do desmembramento do Naila Bucar, e designou tabeliães para responder cumulativamente por cada um deles.
Imagem: DivulgaçãoCartório Naila Bucar(Imagem:Divulgação)Cartório Naila Bucar
A tabeliã Carla Beatriz de Brandão Barbosa Portela, responsável interina pelo Cartório do 4º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina, passa a responder pelo 7º Ofício de Registro de Imóveis da capital; Maria Elizabeth Paiva e Silva Muller, titular do Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis, vai responder pelo 9º Ofício de Registro de Imóveis; e Maria do Amparo Portela Leal de Araújo, responsável interina pelo Cartório do 5º Ofício de Notas de Teresina, vai responder pelo 8º Ofício de Registro de Imóveis de Teresina e será também a interventora interina do Naila Bucar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.